“Leonardo – O pequeno gênio Da Vinci” tem únicas apresentações na Arena Jovelina Pérola Negra

Espetáculo recebeu quatro prêmios no Zilka Sallaberry de teatro infantil em 2012, incluindo o de Melhor Espetáculo Infantil do Ano
 

Nos próximos dias 13 e 14/03, o espetáculo infantil “Leonardo – O pequeno gênio Da Vinci” terá apresentações na Arena Jovelina Pérola Negra. Através do uso de máscaras, bonecos e sonoplastia, a peça conta a história do menino Leonardo Da Vinci. O texto e a direção são de Ivan Fernandes. No elenco, Paulo Mathias Jr, Cláudio Amado, Flávia Lopes, Marcelo Dias, Lola Borges, Fábio Felix e Marcéli Torquato.

 

 

Em cena, Leonardo é uma criança inquieta que vive na tranquila e pequena aldeia de Vinci e passa os dias desenhando e tentando realizar seu maior sonho: construir uma máquina de voar. O menino é considerado uma figura “excêntrica” pelo pai e pelos habitantes da região. Seus únicos amigos de verdade são os pássaros. Até que um dia surge a oportunidade de ir estudar em Florença, cidade desenvolvida e rodeada de arte e cultura. Mas, para isso, ele terá que provar seu valor a todos.

 

Longe de ser uma biografia, a peça reflete um olhar atento à vida e às descobertas do mundo, como afirma o diretor: “As máscaras foram usadas na preparação dos atores, durantes os ensaios, no espetáculo são usadas pelo coro que se desdobra em diversos personagens maiores. Os bonecos foram usados para dar vida aos animais como pássaros, cachorros, burros, borboletas, todos interagindo com o menino Leonardo”.

 

De acordo com Ivan Fernandes, o espetáculo leva o pequeno espectador a se interessar não só pela figura de Leonardo, mas por duas formas do conhecimento humano, que por muito tempo ficaram separadas, mas que hoje, na era dos computadores, voltam a se interligar: “Felizmente, hoje, as escolas voltaram a valorizar a interdisciplina¬ridade, o diálogo entre os diversos saberes. Diante dessa realidade, o pensamento múltiplo de Leonardo tem uma grande utilidade na nova abordagem do conhecimento escolar. Pretendemos, com esse espetáculo, desenvolver habilidades e estimular a criatividade do público infantil”.

 

O espetáculo concorreu em sete categorias ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil, e venceu quatro delas: Melhor Ator (Paulo Matias Jr.), Melhor Texto, Melhor Direção e Melhor Espetáculo Infantil do ano de 2011. A peça realizou três temporadas no Rio de Janeiro, além de apresentações por todo o Estado.

 

Ficha técnica
Texto e direção: Ivan Fernandes 
Direção de arte e movimento: Flávia Lopes
Elenco: Paulo Mathias Jr, Cláudio Amado, Flávia Lopes, Marcelo Dias, Lola Borges, Fábio Felix e Marcéli Torquato
Direção musical: Samantha Renó
Iluminação: Aurélio De Simoni
Figurino: Cris Muñoz e Tânia Tartarelli
Assistência de figurinos: Angelina Mello
Confecção de figurino: Tânia Tartarelli
Cenário e adereços: Alexandre Guimarães
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Manutenção de cenários e adereços: Marcelo Dias
Máscara e assentos: Marise Nogueira e Gabriela Bardy
Designer: Marina Polo
Fotografia: Celso Pereira e Fernanda Tomaz
Produção: Pagu Produções Culturais

Serviço
Data: 13 e 14/03
Horário: 13/03, às 14h e às 19h30; 14/03, às 10h e às 14h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N – Pavuna – ao lado da Escola Telêmaco)
Capacidade: 330 lugares
Telefone: 2886-3889
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Entrada gratuita

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
RPM Comunicação
Érica Avelar – erica@rpmcom.com.br 

0 comentários