MULHERES PALACIANAS: Do Catete ao Alvorada

Exposição sobre algumas das mulheres que povoaram a História do Palácio do Catete e da República Brasileira
 

O Museu da República pretende com essa exposição ao ar livre, na Alameda do Jardim, levar para seu público passante um pouco mais de informação sobre algumas das mulheres que povoaram a História do Palácio do Catete e da República Brasileira.

 

 

A própria construção do Palácio de Nova Friburgo, hoje Palácio do Catete, está ligada a figura de Laura Clementina da Silva Pinto, esposa do Barão de Nova Friburgo.

 

 

Dizem que o Palácio só foi construído porque ela não agüentava mais a vida na fazenda e queria morar na Capital Federal. Mesmo que essa História possa ser apenas uma lenda, a Baronesa certamente participou da criação e da decoração do Palácio.

 

 

A exposição, com curadoria de Isabel Portella, mostra quem foram essas mulheres, as primeiras damas republicanas, que passaram pelo Palácio do Catete e também pelo Palácio Alvorada, depois da mudança da Capital do País para Brasília.

 

 

Procuramos também mostrar as características de cada uma das primeiras damas, como a irreverência criativa de Nair de Tefé que, além de primeira dama, era também cartunista, pianista e promovia saraus animadíssimos nos salões do Palácio, muitas vezes chocando a sociedade da época. A visão moralizadora de Dona Santinha, a história de Darcy Vargas, o papel no campo da assistência social de D. Sara Kubitschek, passando também por D. Maria Thereza Goulart, pelas mulheres da Ditadura como Yolanda Costa e Silva, Lucy Geisel, até chegarmos a D. Ruth Cardoso, Marisa Lula da Silva e finalmente uma mulher na Presidência, no cargo máximo do País: Dilma Roussef.

 

 

As mulheres também estão presentes nos elementos decorativos e nas obras de artes do Palácio do Catete, como esculturas, pinturas, fotografias e afrescos, destacando a figura feminina por todas as dependências do Museu.

 

 

A exposição é formada por 30 painéis, com fotos e informações sobre cada uma das mulheres que passaram pelo Palácio do Catete e pelo Palácio Alvorada, e também uma homenagem à todas as mulheres brasileiras.

 

 

SERVIÇO :

Exposição “Mulheres Palacianas – Do Catete ao Alvorada”.

Local – Alameda do Jardim do Museu da República

Duração – 08/03/2014 até 27/04/2014

Horário – 8:00 às 18 horas

Curadoria – Isabel Portella

Assessoria de Imprensa – João Motta / Tel – 21270333 / mr.imprensa@museus.gov.br

 

 

0 comentários