Operação Lapa Presente divulga balanço de ações no Carnaval

O Disque Lapa Presente recebeu 32 ligações no Carnaval
 

balanco-operacao-Barra-LegalDurante o Carnaval, a Operação Lapa Presente, da Secretaria de Governo, intensificou suas ações com o objetivo de reforçar o policiamento na região do Rio Antigo, coibindo roubos, o uso e a venda de drogas, promover o ordenamento urbano e realizar ações sociais, como o acolhimento de moradores de rua. Entre o dia 27 de fevereiro, início das ações, e a madrugada desta quarta-feira (5/3), os agentes prenderam seis foragidos da Justiça, sendo cinco por roubo e um por furto. Além disso, 23 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 22 detidas por posse para consumo e uma presa por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia sete pessoas por roubo e furto e 13 por outros delitos.

 

Durante o período, a OLP contou com uma central de monitoramento que recebia informações via GPS para garantir a melhor distribuição dos agentes pela região, e que agora será incorporada à rotina das ações. O patrulhamento especial no Carnaval foi feito por 163 agentes e contou com 24 bicicletas e 11 viaturas. Os profissionais fizeram uso de rádios de comunicação e braçadeiras luminosas. A novidade, segundo o coordenador da Operação Lapa Presente, major Rodrigo Cereser, fez com que o número de atendimentos à população aumentasse, já que os agentes foram mais facilmente identificados na multidão.

 

Ainda durante o período de folia, foram acolhidos 94 moradores em situação de rua, todos menores do sexo masculino, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Disque Lapa Presente recebeu 32 ligações no Carnaval.
 

A Operação Lapa Presente foi lançada no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de quarta-feira (5/2), os agentes prenderam 42 foragidos da Justiça – sendo dois por homicídio, 14 por roubo, 15 por furto, 4 por tráfico de drogas e 7 por outros crimes. Além disso, 519 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 508 detidas por posse para consumo e 11 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 12 pessoas por porte de arma branca, uma por portar arma de fogo, 47 por roubo e furto e 99 por outros delitos.
 

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na Operação Lapa Presente: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além de Comlurb.

 

Governo do Rio

0 comentários