Prefeitura implanta esquema operacional para o Desfile das Campeãs

Fechamentos terão início às 22h de hoje, dia 7 de março
 

rio-desfile-escola-samba

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, implanta esquema operacional de trânsito e transportes para o desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval 2014, na Marquês de Sapucaí, neste sábado (8/3), a partir das 21h. 

 

 

Às 22h de hoje (7/3) até as 6h deste sábado (8/3) a Via Binário do Porto, entre a Rua da Gamboa e a Rua Camerino, pista Centro, será interditada para deslocamento dos carros alegóricos. Haverá também interdição do mesmo trecho das 6h às 14h deste domingo (9/3) para retorno das alegorias. Como alternativa a Rua da Gamboa terá sua mão invertida no trecho entre Cidade do Samba e Rua Pedro Ernesto. Os veículos deverão seguir: Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.

 

 

À 0h de sábado (8/3) serão fechadas as duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

 

 

Já às 13h será interditado o acesso à Avenida Presidente Vargas, a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste mesmo horário, as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti, a Avenida Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca. Além disso, o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado, ainda, o acesso à Avenida Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

 

 

Às 14h será interditada a Avenida 31 de Março e, às 17h, fechada a Rua de Santana e as áreas de estacionamento da Rua Frei Caneca, na área do setor ímpar.

 

 

Moradores das proximidades do Sambódromo deverão portar comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transitar pelos bloqueios com o veículo.

 

 

 

Opções de rotas alternativas para os motoristas

1. Os veículos procedentes da Avenida Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

 

2. Os veículos procedentes da Praça da Bandeira, com destino ao Centro deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

 

3. Os veículos procedentes da Avenida Brasil com destino ao Centro deverão utilizar a Via Binário, Rua da Gamboa, Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino e Avenida Passos.

 

4. Os veículos procedentes da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Avenida Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

 

 

Táxis

Até 22 horas, acesso regular ao entorno do Sambódromo somente para desembarque de passageiros. Após este horário, os táxis terão apenas acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

 

Haverá dois pontos de embarque determinados pela prefeitura para o embarque de passageiros vindos da Passarela do Samba em direção a todas as regiões da cidade: Rua Frei Caneca, esquina com a Rua do Riachuelo (para atendimento ao Setor Ímpar), e Largo do Estácio (para atendimento ao Setor Par). A tabela de preços fixos, exclusiva para os táxis que buscam passageiros vindos da Passarela do Samba, pode ser consultada em banners instalados nos dois pontos de embarque e também no site da prefeitura.

 

A SMTR realiza neste sábado (8/3) a Operação Táxi Legal durante o desfile das escolas campeãs no entorno do Sambódromo. Fiscais da secretaria irão atuar no ordenamento do fluxo de passageiros nos dois pontos de embarque. De sexta-feira (28/2) até terça-feira (4/3), equipes da SMTR fiscalizaram 346 veículos, lacraram 16 por irregularidades e apreenderam oito veículos piratas.

 

 

Transportes

Ônibus de linhas regulares

Mais de 50 linhas passam pela área do evento vindos de várias regiões da cidade. Confira as alterações de itinerários em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4626956/4118922/AlteracoesdeItinerariosdeLinhasdeOnibus_Carnaval2014.pdf

 

 

Setor ímpar

Ônibus com destino à Zona Sul: dirigir-se à Rua do Riachuelo.

Ônibus com destino ao Centro: dirigir-se à Avenida Henrique Valadares.

Ônibus com destino à Zona Norte/Oeste: dirigir-se à Avenida Presidente Vargas.

 

 

Setor par

Ônibus com destino à Zona Sul/Centro: dirigir-se à Avenida Paulo de Frontin.

Ônibus com destino à Zona Norte/Oeste: dirigir-se à Avenida Presidente Vargas.

 

 

Metrô

O MetrôRio realizará um esquema especial de funcionamento para atender aos foliões que irão ao Desfile das Campeãs e ao Monobloco. O sistema operará, ininterruptamente, das 5h de sábado (8/3) às 23h de domingo (9/3). Os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência. No domingo, em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia estará fechada durante todo o dia.

 

As estações Central e Praça Onze são as indicadas para os foliões. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai devem sair pela Estação Central. A Estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão participar das escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão para o Terreirão do Samba, a Estação Central é a indicada.

 

 

Funcionamento de estações do metrô

As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à 0h de domingo (9/03) e reabrirão somente na segunda-feira (10/03). Em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia não funcionará no domingo. As estações Uruguaiana e Maracanã fecharão à 0h de domingo e reabrirão às 7h do mesmo dia.

 

As estações São Francisco Xavier, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h de domingo. As máquinas de autoatendimento estarão disponíveis para a compra ou recarga do Cartão Pré-Pago.

 

O MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e os cartões de Integração.

 

 

Trem

Deverão utilizar a estação Central do Brasil.

 

 

Proibições de estacionamento

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido a partir das 6h deste sábado (8/3) até as 12h deste domingo (9/03), nas seguintes vias: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4626956/4118921/Proibicoesdeestacionamento_carnaval2014.pdf

 

 

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP ) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 20 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

 

 

  

Secretaria Municipal de Transportes  | Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

0 comentários