Riofarmes supera 1 milhão de atendimentos

Farmácia Estadual atende 28 mil pacientes e dispensa medicamentos para mais de 80 doenças crônicas diferentes
 

A Riofarmes, Farmácia Estadual de Dispensação de Medicamentos Especializados, ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos. Inaugurada em 2010 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a unidade hoje atende 28 mil pacientes com doenças crônicas. São dispensados cerca de R$ 10 milhões em medicamentos todo mês na Riofarmes, financiados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde.

-Atualmente, a Farmácia Estadual é referencia nos serviços de cadastramento e dispensação de medicamentos, oferecendo um dos melhores serviços nessa área no Brasil. Hoje, o paciente faz o cadastro e, caso cumpram os critérios do programa, em 15 dias tem a resposta sobre o medicamento solicitado – afirma o Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES, Anderson Silva.

Só em 2013, foram dispensados mais de 23 milhões de remédios na Riofarmes. A unidade, localizada na Cidade Nova, fornece em torno de 150 medicamentos diferentes, incluídos no programa de componente especializado da assistência farmacêutica do SUS. Alguns deles têm custo tão elevado, que o uso prolongado seria inviável fora da saúde pública. Como o Telaprevir, indicado para o tratamento de hepatite C, cujo valor mensal é de aproximadamente R$ 16 mil por paciente.

Mais de 80 doenças crônicas diferentes são atendidas pela unidade. A medicação mais procurada é para tratamento de insuficiência renal, chegando a 22% dos pedidos. A unidade fornece ainda medicamentos para esquizofrenia, artrite, hepatite, Alzheimer, Parkinson, distúrbios do crescimento, entre outras.

A unidade contam também com uma equipe de 25 farmacêuticos para orientar os pacientes que vão retirar o medicamento pela primeira vez. Eles esclarecem dúvidas gerais, esclarecendo como deve ser a armazenagem dos medicamentos em casa, a forma correta de usá-los e cuidados com a saúde.

Outra comodidade oferecida pela Riofarmes é a possibilidade de retirada do medicamento com marcação prévia. Com isso, evita-se a formação de fila e o tempo de espera do paciente consequentemente diminui. A confirmação de data e hora é enviada por SMS para o paciente cadastrado. Em caso de impossibilidade de comparecimento, o paciente pode reagendar uma nova data por telefone.

Funcionamento

 Portadores de necessidades especiais contam com estrutura adaptada especialmente para eles, incluindo rampa de acesso na entrada e piso tátil que guia os deficientes visuais até o balcão de informações. A Riofarmes funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

0 comentários