Seropédica ganha unidade do Centro Vocacional Tecnológico

Foram investidos mais de R$ 4,1 milhões na nova unidade, que tem área total de 2.182,44 metros quadrados
 

Centro-Vocacional-TecnologicoO município de Seropédica ganhou, neste domingo (30/3), uma unidade do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), que tem capacidade para formar mais de 2,5 mil profissionais por ano. Este é o 41° CVT da rede estadual e oferecerá mais de dez cursos profissionalizantes nas áreas de Construção Civil, Informática, Gestão de Negócio e Logística, com duração de 12 a 20 semanas. O governador Sérgio Cabral e o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, participaram da  inauguração.

 

 

Segundo o governador Sérgio Cabral, a unidade favorecerá a região e vai ajudar na capacitação dos moradores.

“Este equipamento vai beneficiar não só os moradores de Seropédica, como também Nova Iguaçu, Zona Oeste do Rio e municípios da região. A unidade, que oferece cursos de credibilidade e qualidade, vai capacitar as pessoas, que terão oportunidades de arranjar empregos qualificados. Este CVT é um presente para Seropédica”, afirmou o governador.

 

 

Foram investidos mais de R$ 4,1 milhões na nova unidade, que foi fruto de uma parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Localizado na Estrada Reta do Piranema, no bairro Vera Cruz, o espaço possui área total de 2.182,44 metros quadrados e conta com laboratórios modernizados e oficinas de desenvolvimento científico e tecnológico, possibilitando aos alunos um melhor aprimoramento em suas atividades.

 

 

O vice-governador Luiz Fernando Pezão destacou que o município tem atraído muitas indústrias, que vão gerar novas vagas de emprego na região:

“Muitas indústrias têm se instalado em Seropédica e a região crescerá ainda mais com a conclusão das obras do Arco Metropolitano. Os moradores têm que aproveitar a oportunidade e se especializar, para ocupar todos esses novos cargos que serão criados”, afirmou Pezão.

 

 

O secretário de Ciência e Tecnologia enfatizou a importância do CVT no processo de formação de mão de obra qualificada.

 

 

“O CVT vai cumprir seu papel oferecendo cursos com bons índices de empregabilidade e com a qualidade que o mercado de trabalho espera. É mais um passo para melhorar a vida dos moradores de Seropédica”, explicou Tutuca.

 

 

Já o presidente da Faetec, Celso Pansera, afirmou que a nova unidade tem recursos e estrutura moderna, que ajudarão a simular algumas atividades industriais e administrativas para a adequada preparação dos alunos:

 

 

“O CVT de Seropédica vai utilizar um conjunto de equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira, para simular o funcionamento de um depósito de almoxarifado. A ideia é que os alunos já saiam preparados para atuar em sua área de formação”, disse Pansera.

 

 

Aulas dos cursos começam em junho

As inscrições para as vagas em cursos de qualificação profissional começam em abril e serão feitas pelo site da Faetec, www.faetec.rj.gov.br. Após o cadastro, os candidatos devem ficar atentos ao edital e aguardar o sorteio. As aulas iniciarão no mês de junho.

 

 

Serão oferecidos os seguintes cursos no CVT Seropédica: Na área de Informática, terá cursos de Operador de computador, Montador e Reparador de Computadores; Auxiliar em Administração de Redes. Na área de Gestão de Negócios haverá oportunidades para Auxiliar de Administrador; Auxiliar de pessoal, Recepcionista e Auxiliar de recursos humanos. Na área de Construção Civil, serão abertas vagas para Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro de obras, Instalador de Tubulações Industriais, Eletricista, Instalador Predial de Baixa Tensão, Assistente de Operações Logísticas, Operador de Empilhadeira, Almoxarife e Assistente Administrativo de Compras. Já na área de Logística, será oferecido curso de Técnico em Logística.

 

Governo do Rio

0 comentários