Três Rios será a 4ª cidade a receber o serviço de Mamografia Móvel

Pacientes de nove municípios da Região Centro-Sul do estado poderão realizar exames de mamografia e ultrassonografia de graça até 23 de abril
 

Mamógrafo Móvel começa a rodar o estado no início de janeiro
Entre os dias 28 de março e 23 de abril, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) disponibilizará a Unidade Móvel de Mamografia na cidade de Três Rios, no interior do estado. Localizado na Praça São Sebastião (em frente ao shopping), o serviço atenderá também pacientes de Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Vassouras, Mendes, Levy Gasparian, Areal, Sapucaia e Miguel Pereira.

 

 

 

No período, estarão disponíveis exames de mamografia e ultrassonografia de caráter eletivo, através do encaminhamento prévio da secretaria de saúde de cada município o qual pertence a paciente. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 15h.

 

 

O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram 20 minutos em média. As secretarias municipais de saúde são as responsáveis pelo agendamento, pelo repasse de informações preparatórias para a realização dos exames, assim como pela entrega dos resultados, que acontece em até 15 dias.

 

 

 

Desde o início de seu funcionamento, em janeiro de 2014, o Mamógrafo Móvel já realizou 675 ultrassonografias e 1.968 mamografias, beneficiando mais de 2.643 pacientes em todo o estado.

 

 

 

Serviço – O aparelho Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias ali mesmo caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.

 

 

Inspiração em projetos de sucesso – A unidade móvel foi inspirada nos Tomógrafos e Ressonância Magnética Móveis, projetos da SES que já realizaram, juntos, mais de 118.584 mil exames desde 2009. Assim como nos dois serviços, o Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por dois mamógrafos, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.

 

 

Assessoria de Comunicação: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

 

 

0 comentários