Início Plantão Rio Parque ecológico da Rocinha

Parque ecológico da Rocinha

O grande projeto complementar das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Rocinha, é o Parque Ecológico, que está sendo construído numa área conhecida por Dionéa, no alto da comunidade. As churrasqueiras já estão prontas. Já o café, o anfiteatro, as quadras, as hortas comunitárias, os mirantes e o redário (uma área de descanso, com redes, já que grande parte dos moradores tem origem nordestina) estão quase concluídos.

Na região, no passado, foram erguidos ecolimites com cabos de aço, que não impediram a construção de cerca de 70 casas na região, invadindo a floresta. O projeto do Parque Ecológico da Rocinha surgiu para garantir uma área especial de lazer para a comunidade e os moradores de São Conrado, assim como criar uma integração natural entre as casas e a mata atlântica que ainda existe na região. Foram vários estudos, pesquisas em outras regiões, inclusive nas cidades colombianas, e um tempo de discussão com a comunidade para definir a face final do parque.

– Vimos na Colômbia um projeto inovador, que levava à população a chance de escolher os projetos que deveriam ser desenvolvidos em sua comunidade. Trouxemos para a Rocinha essa proposta. Aqui será um grande laboratório da nossa Oficina do Imaginário – afirmou Ícaro Moreno Junior, presidente da Empresa de Obras públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop).

E a Oficina foi um grande sucesso. Foram chamados moradores de quatro a 80 anos de idade, para definir que projetos gostariam de ver na região do Parque Ecológico. Além do Café do Parque e de um mirante que permitirá uma espetacular visão de toda São Conrado e da comunidade. Uma idéia que chamou a atenção dos técnicos foi a do redódromo, uma área de lazer com redes, para atender a população adulta, em grande parte oriunda dos estados do Nordeste brasileiro. Moradores sugeriram quadras poliesportivas, mirante, área para as crianças brincarem e um redódromo para os adultos:

– Esse parque é um projeto realizado a muitas mãos, várias delas da comunidade. Os moradores colocaram seus desejos no papel e estamos transformando em realidade os seus anseios. Cerca de 90% dos equipamentos sugeridos pela população estão dentro desse parque que será um referencial na cidade – ressaltou Ruth Jurberg, coordenadora do trabalho social do PAC nas comunidades do Alemão, Manguinhos e Rocinha.

O traçado dos ecolimites possibilitará a contenção do crescimento horizontal da Rocinha, preservando a floresta adjacente. O Parque, com área de oito mil metros quadrados e 700 metros de extensão, terá paisagismo exuberante junto à mata atlântica. Entre os equipamentos que constarão do projeto estão a praça do idoso, com aparelhos de cinesioterapia; ciclovia; áreas de ginástica; praça de cultura nordestina; ecocentro (prédio com biblioteca, computadores, sala de conferência, sala para aulas de educação ambiental); ecotrilhas; anfi teatro; bosque infantil; e um café.

– Não temos problemas em relação aos ecolimites. A comunidade está muito satisfeita. O parque mostra que a integração da favela com a mata é possível, e o projeto é fruto da participação dos moradores, em uma integração entre a população e o Estado – concluiu o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Antonio Ferreira de Mello, o Xaolim.

Fonte: Secretaria de Obras