Nova frente de obras da Transbrasil amplia área de interdição da Avenida Brasil

A conclusão desta etapa está prevista para julho de 2016. A CET-Rio recomenda o uso de trens que terão operação reforçada durante o período das obras
 

A nova frente de obras do Corredor BRT Transbrasil vai ampliar a área de ocupação e interdição da pista da Avenida Brasil a partir das 5h deste domingo, dia 21 de fevereiro, no trecho entre o Viaduto da Ilha do Governador e a Linha Amarela (sentido centro). A conclusão desta etapa está prevista para julho de 2016.  A CET-Rio recomenda o uso de trens que terão operação reforçada durante o período das obras. 

 

Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade. Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar não somente nos trechos da obra como também em todo o entorno.

 

A operação de trânsito contará com 72 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis, 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Avenida Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente.

 

Principais medidas

  • Serão bloqueadas quatro faixas na pista central da Avenida Brasil sentido centro, entre o Viaduto da Ilha e a Linha Amarela.

 

  • A pista Central, sentido Deodoro no mesmo trecho, será liberada ao tráfego. A circulação ficará da seguinte maneira: 2 (duas) faixas funcionarão no sentido Deodoro e 2 (duas) no sentido Centro, de forma a minimizar os impactos da interdição.

 

  • A última saída para a Linha Amarela, no sentido Centro, será na agulha da Passarela 12 (Ramos), antes do viaduto da Ilha do Governador.
  • Rota Alternativa (Avenida Londres): A Avenida Londres será disponibilizada, a partir deste sábado (20/02), como rota alternativa para a Linha Amarela, Benfica e Centro, mediante a realização de diversas alterações viárias, tais como: inversão de sentido do primeiro trecho, proibição de estacionamento no lado ímpar e abertura de um acesso para a Avenida Leopoldo Bulhões.
  • Visando garantir a prioridade ao transporte público, será mantido o funcionamento da faixa reversível exclusiva para ônibus, junto ao canteiro central, da seguinte forma: 
  1. Prioridade para o sentido Centro: das 5h às 12h de segunda a sexta.·
  2. Prioridade para o sentido Deodoro: das 13h às 21h, de segunda a sexta (exceto feriados) e nos domingos;

 

 

Principais desvios

Os veículos que seguirem na pista central da Avenida Brasil, sentido Centro, poderão desviar na altura da Passarela 12 (antes do viaduto da Ilha do Governador) para a pista lateral ou para a pista central, sentido Deodoro, que terá duas faixas seguindo no sentido Centro, até o Viaduto da Linha Amarela.

A – A pista central permitirá acesso para a Pista Lateral somente em Benfica.
B – Veículos com destino à Linha Amarela deverão acessar à pista lateral

 

Os veículos que seguirem na pista central da Avenida Brasil, sentido Deodoro, poderão desviar para as duas faixas liberadas ao tráfego entre os Viadutos da Linha Amarela e da Ilha.

 

5h às 12h – Faixa Reversível

 

13h às 21h – Faixa Reversível

 

 

Principais impactos 

 

São esperados importantes impactos no fluxo de tráfego da Avenida Brasil, no sentido Centro, manhã e tarde, a partir do Viaduto Lobo Junior até o acesso à Linha Amarela.
 

 

Principais rotas alternativas

 

  • Linha Vermelha;
  • Penha/Olaria/Bonsucesso:

o Av Lobo Júnior, Uranos, Democráticos
o Teixeira de Castro, Leopoldo Bulhões
o Av. Londres, Leopoldo Bulhões

 

  • As rotas próximas as saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:

o Av. Dom Helder Câmara
o Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio

  • Av. Pastor Martin Luther King Junior

 

 

 

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