O meio ambiente em questão

“Desafios da Sustentabilidade da baixada de Jacarepaguá”
 

Em (14/02), o profº, Drº David Zee ministrou, na reunião mensal do 31º Conselho Comunitário de Segurança, 31º CCS, a palestra “Desafios da Sustentabilidade da baixada de Jacarepaguá”, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. A palestra abordou os diversos impactos e problemas ambientais que são originados por falta de planejamento urbano, as conseqüências da desocupação desordenada em Jacarepaguá e as mudanças climáticas.

David Zee enfatizou que a falta de saneamento também é um problema ambiental sério e que a falta deste está associada a diversas doenças que acometem a população. Por isso, sugeriu a adoção de indicadores que revelem o volume de água que é fornecido pela Cedae. Ele também mencionou que atualmente cerca de 20% do esgoto tratado retorna as residências como água potável, esse mesmo esgoto que é lançado nos rios. Outro ponto abordado foi o fato das autoridades atentarem ao mapeamento das áreas de alagamento, ocupações de encostas e risco de deslizamentos/escorregamentos e a utilização de medidas sustentáveis para o escoamento da água, nos período de fortes chuvas.

Durante a palestra o ambientalista e vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra, David Zee também abordou os princípios modernistas estabelecidos pelo Plano Piloto elaborado pelo arquiteto Lúcio Costa em 1969, que foi ponto de partida para o traçado urbanístico da região. “Ainda temos tempo para recuperar uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro. Basta que a sociedade organizada tome para si a fiscalização e a condução das cobranças”, declarou David Zee.

Fonte: AIB – Pantão Barra – Graça Paes

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.