Início JMJ O papa chega ao Rio, na segunda, dia 22

O papa chega ao Rio, na segunda, dia 22

Vaticano nega alterações no roteiro do papa Francisco no Brasil

 

Nesta sexta, dia 19, o papa Francisco enviou uma mensagem por intermédio da sua conta na rede social Twitter (@pontifex) lembrando que faltam apenas três dias para sua chegada ao Brasil.  Sua santidade desembarca no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na segunda-feira, dia 22,  e fica no país até o dia 29, próxima segunda-feira.

 

 

Na mensagem, ele dá boas vindas aos que já estão no Rio. “Jovens amigos, tantos de vocês já chegaram ao Rio e muitos outros estão chegando nestas horas. Nos vemos dentro de três dias”, disse Francisco, na sua conta no Twitter. “Neste Ano da Fé [lema da JMJ], não esqueçamos da fé que nos guarda e devemos compartilhá-la. Todo cristão tem de ser um apóstolo”.

 

 

Em seguida, o papa acrescenta que: “Na vida cristã, são essenciais a oração, a humildade e o amor a todos. Esse é o caminho”.  O antecessor de Francisco, papa Bento XVI foi o primeiro pontífice a ter conta no Twitter. Ele enviou sua primeira mensagem em 12 de dezembro de 2012. Há mensagens em nove idiomas espanhol, inglês, português, italiano, francês, alemão, latim, polonês e árabe.

 

Às vésperas de sua chegada, também nesta sexta, dia 19, foi publicada uma sobre a reforma econômico-administrava do Vaticano. O documento, denominado quirógrafo, é feito a mão e assinado pelo próprio pontífice. Nele, Francisco institui a comissão de especialistas que irá reformar o sistema vigente na Santa Sé. Não foi divulgado o prazo para conclusão dos trabalhos da comissão.

 

A iniciativa ocorre no momento em que se cobram da Igreja Católica Apostólica Romana providências sobre desvio de recursos do Banco do Vaticano e a responsabilidade de comandar de maneira isenta o orçamento da Santa Sé, incluindo os recursos da Cúria. A comissão, de oito integrantes, será presidida pelo padre espanhol Lucio Ángel Vallejo Balda, secretário da Prefeitura para Assuntos Econômicos.

 

O texto informa que leigos e especialistas são maioria entre os membros da comissão. Entre eles, há uma mulher, a italiana Francesca Chaouqui Immacolata. Além dela e do reverendo espanhol, fazem parte do grupo Joseph Zahra, de Malta, Jean-Baptiste e Jean-Videlain Sevestre, da França, Enrique Llano, da Espanha, Jochen Messemer, da Alemanha, e George Yeo, de Singapura.

 

Zahra e Messemer são auditores internacionais da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé. O documento informa que todos os integrantes da comissão são especialistas nas áreas jurídica, econômica e financeira. A ordem é que a comissão tenha acesso aos documentos de que necessitar – em um dos itens, o papa ressalta que não pode haver restrição ao acesso dos especialistas.

 

Na carta, o papa lembra que houve reuniões dele com o Conselho de Cardeais para um estudo sobre os problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé. Nas reuniões, eles analisaram a situação financeira da Cidade do Vaticano referente ao ano passado.

 

O objetivo da comissão, ressalta o documento, é “desenvolver soluções estratégicas” para melhorar a situação atual, com transparência e prudência no setor financeiro para “garantir” a aplicação adequada de princípios contábeis e assegurar cuidados de saúde e de segurança social para todas as pessoas elegíveis.

 

A comissão deverá manter o papa informado sobre o processo de investigação e o andamento dos trabalhos. Os resultados deverão ser impressos e também digitalizados, depois de concluídas as tarefas. Tradutores e intérpretes também deverão auxiliar nos trabalhos da comissão. O grupo terá ainda o suporte de oito cardeais, designados por Francisco, para avaliar o projeto de reforma da Constituição.

Com informações da Agência Brasil, citando a Rádio Vaticano