O Rio de Janeiro se prepara para o encerramento dos Jogos Rio 2016

No domingo, dia 21 de agosto, haverá a competição de Maratona Masculina nas ruas do Centro e da Zona Sul e a Cerimônia de Encerramento dos Jogos, no Maracanã, e dia 22 de agosto é feriado na cidade do Rio de janeiro
 

2016.08.19-Coletiva-Operações-para-o-encerramento-dos-Jogos-JM-Coelho-3 (1) (640x427)

 

Em entrevista coletiva no Rio Media Center na tarde desta sexta-feira, dia 19 de agosto,  representantes da Prefeitura do Rio apresentaram a operação da cidade para os próximos dias. No domingo, dia 21 de agosto,  haverá a competição de Maratona Masculina  nas ruas do Centro e da Zona Sul e a Cerimônia de Encerramento dos Jogos, no Maracanã.

 

 

 

Na segunda-feira (22/08), feriado municipal, haverá esquema especial de trânsito para o deslocamento das delegações estrangeiras e espectadores que deixarão a cidade por meio do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, na Ilha do Governador. Segundo o secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani, cerca de 100 mil pessoas devem se deslocar para o aeroporto: “O feriado de segunda-feira não é simplesmente uma ressaca de fim de festa para que a cidade possa se recuperar de toda essa energia e emoção que os Jogos trouxeram. É de fato uma necessidade, já que nós teremos mais de 100 mil pessoas em deslocamento para o Aeroporto Internacional”.

 

 

 

Picciani voltou a agradecer a população carioca pela colaboração durante as duas semanas olímpicas e reforçou a recomendação para que as pessoas continuem usando o transporte público nos próximos dias:  “O carioca atendeu as orientações da prefeitura e compreendeu o momento diferente vivido pela cidade. Mas teremos mais 72 horas desafiadoras, porque entendemos que o movimento olímpico só deixa de conflitar com o movimento normal do Rio na medida em que todos que vieram para os Jogos estejam retornando”.

 

 

 

Outra preocupação para o domingo é o grande movimento esperado para o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, que tem reunido mais de 100 mil pessoas por dia. O aumento da circulação no local, aliás, já provocou nova medida para melhorar a circulação na região.  “Acabamos de fechar o trecho final da Rua Primeiro de Março, na altura da Rua Visconde de Inhaúma. Uma medida que estava prevista no plano de contingência e que achamos melhor tomar agora, com o aumento do movimento no Boulevard”, explicou o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis.

 

 

 

Domingo é o último dia da programação cultural prevista para o Boulevard durante os Jogos e também a última oportunidade para as pessoas verem a chama olímpica na Pira localizada em frente à Candelária. Por isso, será mantido o esquema operacional da região, que prevê um deslocamento de público em sentido único da Praça XV à Praça Mauá.

 

 

 

Além dos bloqueios que já ocorrem para o funcionamento do Boulevard do Porto Maravilha, como o fechamento da Avenida Rio Branco, a região central será afetada com a passagem da maratona masculina na manhã do domingo e com a reunião de chefes de Estado que ocorrerá no Palácio do Itamaraty no período da tarde.  Os bloqueios serão progressivos a partir de 0h de domingo e vão afetar vias como Primeiro de Março e Presidente Vargas.

 

 

 

Para a Cerimônia de Encerramento, a região do Maracanã terá um esquema semelhante ao realizado para Cerimônia de Abertura, no dia 5 de agosto. Haverá partidas de vôlei no Maracanãzinho até 15h30 e as interdições no entorno do estádio começarão mais tarde.  “Os espectadores do vôlei devem usar exclusivamente o trem e o metrô para chegar ao estádio, por causa dos bloqueios. A partir das 16h30, a estação do Maracanã estará fechada para embarque, servindo apenas ao público que vai à Cerimônia de Encerramento”, disse Rodrigo Vieira, secretário de Estado de Transporte.

 

 

 

O planejamento operacional da cidade prevê a manutenção das faixas olímpicas até 0h de segunda-feira, assim como as interrupções nos entornos do Parque Olímpico e da Vila Olímpica, os bloqueios em cinco acessos da Linha Amarela e o cancelamento das áreas de lazer do Aterro do Flamengo e das orlas.

 

 

 

Durante o feriado, as Linhas 1 e 2 do metrô e os trens da Supervia funcionarão em operação de dia útil. A recém-inaugurada Linha 4 permanecerá aberta das 6h às 23h somente para credenciados e usuários do RioCard Jogos Rio2016. “Teremos 76 voos extras no Aeroporto Internacional, por isso é importante ter um sistema operacional que permita o fluxo de pessoas para a Ilha do Governador ”, disse Leonardo Maciel, diretor de Operações da Cidade da Empresa Olímpica Municipal.

 

 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.