O Rio Moda Rio acontece de 14 a 18 de junho, no Píer Mauá, RJ

A iniciativa terá desfiles, palestras, exposições, talk-shows e performances
 
(foto de Selmy Yassuda)

(foto de Selmy Yassuda)

 

O visitante encontrará estandes de grifes consagradas e estreantes com venda de coleções. Diferentemente da maioria das semanas de moda, qualquer pessoa poderá participar,  só os desfiles serão restritos a convidados.  Será uma grande festa fashion e vai ocupar três armazéns no porto e com catorze grifes, entre elas, Blue Man, Lenny, Mara Mac, Osklen, Maria Filó e Lino Villaventura. “Vamos discutir e promover a moda, mas também envolver outras áreas do setor criativo”, diz o curador, o estilista Carlos Tufvesson. “A ideia é que esse se torne um grande programa para os cariocas”, completa Luiz Calainho, da L21 Participações, um dos empreendedores do projeto, que também conta com Duda Magalhães, diretor da Dream Factory. Além da programação nos armazéns da Região Portuária, estão previstas exibições no Museu de Arte do Rio, no Museu do Amanhã e no Palácio Tiradentes.

 

 

 

A exemplo do que já começa a acontecer em eventos no exterior, as coleções expostas no Rio Moda Rio não seguirão um calendário rígido de outono‑inverno e primavera-verão. A proposta é que o consumidor, em vez de esperar seis meses para que as roupas estejam nas lojas, possa adquirir em estandes parte das peças lançadas. Outra novidade é que os desfiles não terão arquibancada nem passarela fixas, e a intenção é que os estilistas criem performances.

 

 

 

 

 

Para marcar a primeira edição do evento, haverá uma grande festa na terça, dia 14, no armazém 3, com um desfile-homenagem a quatro marcas emblemáticas dos anos 80: Maria Bonita, Georges Henri, Company e Yes Brasil. Para apresentar peças da Yes Brasil, está confirmada a presença da apresentadora Xuxa, rainha dos desfiles naquela época. O encerramento da grande festa será sábado, dia 18, na Praça Mauá, com uma performance que misturará moda, teatro e uma homenagem à bossa nova. 

 

 

 

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