Início Plantão Barra Obras na Baixada Fluminense geram novos postos de trabalho

Obras na Baixada Fluminense geram novos postos de trabalho

A Cedae está realizando na Baixada Fluminense o maior conjunto de obras em saneamento do país. O Programa de Abastecimento de Água para a região, que representa um investimento de R$ 3,4 bilhões em intervenções, tem um adicional social importante: a geração de emprego e renda.

 

Iniciadas no segundo semestre de 2015, as obras criaram desde então 10.872 postos de trabalho. Somadas às vagas indiretas, as oportunidades chegam a 11.791 empregos. A expectativa é de que em 2018 haja mais 4.465 vagas decorrentes das obras da Cedae na Baixada.
 

– As obras da Baixada, sem dúvida, têm um grande alcance social. Além de levar qualidade de vida com ampliação da oferta de água, cria empregos necessários à região. Não só os empregos diretos, mas, os indiretos também, que vão aparecendo com as obras. As melhorias movimentam os municípios a partir do crescimento do comércio e demais serviços que surgem a partir desse programa tão importante, que é o de abastecimento de água da Baixada – destacou o diretor de Engenharia da Cedae, Humberto de Mello Filho.
 

As obras da primeira fase já estão 56% concluídas, e continuam em andamento nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu. O projeto completo inclui o assentamento de cerca de 100 km de adutora, implantação e reforma de 17 elevatórias, construção de 17 reservatórios e reforma de outros oito. Além disso, há o assentamento de 517 quilômetros de troncos de adução e de distribuição de água. O Programa de Abastecimento da Baixada beneficiará, ao final, cerca de 2,2 milhões de habitantes.
 

O investimento de R$ 3,4 bilhões contempla ainda a construção de uma nova estação de tratamento de água, denominada Novo Guandu, que terá capacidade para produzir mais 12 mil litros de água por segundo.