Início Plantão Rio Ocupação de hotéis do Rio para o carnaval já ultrapassa 87%

Ocupação de hotéis do Rio para o carnaval já ultrapassa 87%

Apontado pelo jornal The New York Times como o principal destino de viagens em 2013, o setor turístico do Rio comemora a chegada do carnaval. De acordo com a segunda pesquisa prévia divulgada pela Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIHRJ), a média de ocupação dos hotéis na capital fluminense já está em 87,81%. A previsão é de que 98% dos quartos estejam ocupados para os festejos de Momo, contra os 95% de 2012.

 

 

– Em carnavais passados registramos uma média entre 65% e 70% de turistas internacionais. Para 2013, a previsão é de que o número fique em 50% de estrangeiros, e a outra metade de brasileiros. Isso tem impacto nas pesquisas, pois o mercado nacional deixa para fazer reservas em cima da hora – disse o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

 

 

Outras cidades do estado também já fazem parte da rota turística dos foliões ou dos que buscam sossego. Ainda segundo a pesquisa, Paraty já está com a rede de hotéis 100% ocupada. Arraial do Cabo, Cabo Frio, Mangaratiba, Penedo e Vassouras registram um índice de ocupação de 95%.

 

 

– O Rio tem uma variedade enorme de opções para o turista. Oferece de praias a serra, de ecoturismo a turismo religioso, e tudo dentro de um deslocamento relativamente curto. Isso é uma vantagem estratégica que procuramos trabalhar nas nossas ações – afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.

 

 

 

Potencial reconhecido no exterior

 

O potencial turístico do Rio está ganhando, cada vez mais, repercussão no exterior. No início de janeiro, o The New York Times divulgou uma relação dos 43 lugares para se visitar em 2013. O Rio encabeçou a lista da publicação como destino turístico imperdível. Para o jornal norte-americano, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 darão grande impulso ao turismo na Cidade Maravilhosa.

 

 Fonte: Governo do Rio