Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011

Programa educativo e cultural
 

  Além de disputas em 12 modalidades, os mais de 3.300 jovens atletas inscritos para a disputa da etapa de João Pessoa das Olimpíadas Escolares participam de uma série de atividades educativas e culturais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As Olimpíadas Escolares acontecem até o próximo dia 18. Para as atividades culturais foi montado um Centro de Convivência no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, onde os jovens terão a seu dispor uma série de atividades lúdicas para promover a integração e a disseminação dos valores positivos do esporte.

Durante todo o evento serão promovidas atividades como vídeos do Comitê Olímpico Internacional e do COB; biblioteca do COB, com livros do Selo COB Cultural sobre o Movimento Olímpico; quiz sobre prevenção a doping; teatro de bonecos com temas olímpicos; entre outras atividades.  Demonstrações de esportes olímpicos como lutas associadas, golfe e hóquei sobre grama também serão realizadas no local. “Promover a transformação social através do esporte é um dos pilares das Olimpíadas Escolares e do Movimento Olímpico. Procuramos proporcionar um ambiente cultural e divertido para que estes jovens sintam-se bem em participar da competição e possam voltar para suas casas com vontade de permanecer no esporte. Esta é uma oportunidade incrível de reunir estudantes de escolas de todo o país em um só local, onde eles se divertem, brincam e interagem entre si, de forma sadia. Através de valores positivos que só o esporte e a educação podem transmitir, procuramos contribuir para criar uma geração saudável e com bons princípios”, declarou Christian Paquelet, diretora cultural do COB.

O Centro de Convivência é o local de encontro das delegações das Olimpíadas Escolares. Anexo ao refeitório da competição, o local já virou o “point” da garotada nas horas vagas. Para a turma mais conectada, foram montadas estações de computadores para os alunos acessarem as redes sociais do evento. Vídeo games com jogos de esportes olímpicos fazem a diversão da garotada. "Quando organizamos uma competição para jovens atletas, não podemos deixar de envolvê-los em uma série de atividades educativas e culturais. Buscamos passar, através dessas atividades, informações e valores positivos que estão agregados à pratica esportiva e importantes para a formação da cidadania desses jovens", explica Nira Lima, Gerente do Programa Educativo e Cultural das Olimpíadas Escolares.

Os jovens aspirantes a atletas olímpicos poderão ainda acompanhar uma exposição de fotos dos ídolos brasileiros em Jogos Olímpicos, além dos manequins com uniformes do Time Brasil. No “Clique Campeão”, os jovens podem tirar fotos com os uniformes do Brasil em cima de um pódio. "Uma das ações mais interessantes é o Festival Olímpico, onde simulamos uma volta à Grécia Antiga com competições dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, como, por exemplo, corrida descalço e cabo de guerra. Os atletas poderão usar roupas e adereços como coroa de oliveira e toga", explica Nira Lima.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba.

 

Fonte: COB

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.