Início Plantão Rio “Onda Limpa” em Campo Grande

“Onda Limpa” em Campo Grande

A Comlurb, empresa vinculada à secretaria de Conservação e Serviços Públicos, vai levar nesta quarta-feira, dia 2, a partir das 10h, o projeto “Onda Limpa 2 – Tô Dentro” ao Calçadão de Campo Grande. Promovido nas praias do Rio durante todo o verão com o objetivo de conscientizar os banhistas a manterem as areias limpas, o projeto está sendo estendido aos lugares mais movimentados da cidade e adaptando o conceito de limpeza para as áreas onde é realizado. Essa segunda edição do “Onda Limpa” está sendo promovido em parceria com a Ciclus, concessionária da prefeitura responsável pela nova Central de Tratamento de Resíduos.
 
As atividades do “Onda Limpa 2” contam com shows do gari passista Renato Sorriso e do Grupo Chegando de Surpresa, com a participação do personagem Super Gari, promovendo muito samba, atividades lúdicas e teatrais. O projeto promove o Apitaço da Sujeira para inibir os banhistas que não mantém as praias limpas. Um grupo de pessoas voluntárias caminha pela praia em busca de lixo jogado na areia e quando encontram, levantam placas com textos educativos, chamando a atenção para o mau procedimento com o apitaço. As crianças podem brincar e se divertir com folhetos de histórias em quadrinhos sobre a limpeza das praias e com os quebra-cabeças com temas educativos. São distribuídos muitos brindes, entre os quais bonés, camisetas, canetas, sacolas pets e oxibiodegradáveis, frisbees, adesivos para carros, picolés e biscoito globo.
 
O projeto está promovendo o 1º Concurso de Fotografia Onda Limpa 2 – Tô Dentro. Qualquer banhista pode participar quantas vezes quiser, enviando, até o dia 28 de fevereiro, no formato JPEG e com no máximo 5MB, foto retratando uma ação de cidadania e limpeza na praia. Mais informações no hotsite Onda Limpa 2 (www.ondalimpa2.com.br). Uma comissão julgadora irá selecionar 30 fotografias que serão exibidas no hotsite, bem como em sites e blogs de instituições parceiras. Os três primeiros colocados ganham uma máquina fotográfica digital.
 
Cartazes ilustrados com imagens do projeto com o Super Gari já estão nos mobiliários urbanos, bem como nos painéis do Cuca Fresca. Animações em 3D estão sendo exibidas em sites de vídeo da Internet, além de aparecer na página eletrônica da Comlurb e nos comerciais de TVs parceiras como Multirio, TV Band, TV Câmara e TV ALERJ. O twitter da Comlurb faz a divulgação das datas, locais e horários do projeto.
 
O projeto conta com o apoio da Lamsa, que colocou mensagens do "Onda Limpa 2" nos painéis da Linha Amarela, do Rio Ônibus, com a afixação de 5 mil cartazes no interior dos ônibus e Metrô, que disponibilizou cartazes nas estações. Já com a parceria, a Ciclus reforça sua preocupação com o meio ambiente, da mesma forma que utilizará tecnologia de ponta na transferência, no transporte, no tratamento e na disposição final adequados dos resíduos sólidos das cidades do Rio, Seropédica e Itaguaí.
 
O calendário até o fim deste mês será o seguinte:
 
06/02 – Domingo – Praia do Flamengo (na altura da rua Dois de Dezembro), às 11h
09/02 – Quarta-feira – Madureira (Estrada do Portela), às 10h
13/02 – Domingo – Quinta da Boa Vista, às 11h
18/02 – Sexta-feira – Beco da Sardinha (Lapa), às 19h e 21h
20/02 – Domingo – Praça Tim Maia (Pontal / Recreio), às 11h
23/02 – Quarta-feira – Calçadão de Bangu, às 10h
27/02 – Domingo – Praia do Arpoador, às 11h

Fonte: Prefeitura do Rio