Operação Lei Seca atuará em blocos de carnaval

Operação Lei Seca atuará em blocos de carnaval
 
Com o Rio de Janeiro já em clima de carnaval, a Operação Lei Seca vai levar "homens-balão" para as ruas neste fim de semana (26 e 27/2), com o objetivo de ampliar a campanha de educação de motoristas. Panfletos que advertem sobre os riscos da combinação álcool e direção ao volante serão distribuídos no sábado nos blocos Areia e Simpatia é Quase Amor, e no domingo, no Suvaco de Cristo. Também serão distribuídos adesivos e ventarolas (espécie de leque de papel rígido) com a mensagem "Operação Lei Seca – Nunca dirija depois de beber".
 
Cada bloco terá seis homens vestidos com o balão característico da Operação Lei Seca. Além deles, haverá 16 pessoas para entregar o material aos foliões. A ação será acompanhada por quatro cadeirantes, que contarão sua história pessoal sobre as consequências de acidentes causados por quem bebe e dirige, e outros três agentes da Lei Seca.
 
– A ideia é conscientizar os motoristas com alegria e jogo de cintura, como convém durante o carnaval – explicou o major Marco Andrade, coordenador-geral da Operação Lei Seca.
 
Mais de 416 mil motoristas foram abordados nas blitzes
 
Lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) – e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.
 
De 19 de março de 2009 até a madrugada desta sexta-feira (25/02), 416.063 motoristas foram abordados nas blitzes, 68.549 foram multados e 28.527 tiveram a habilitação apreendida. Os agentes realizaram 393.485 testes com o etilômetro – aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue. Desse total, 3.894 condutores sofreram sanções administrativas e 1.389, criminais.
 
Serviço
Sábado (26/2)
Bloco Areia
Hora: 14h
Local: Rua Dias Ferreira – Leblon
*Os agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco de 14h às 16h.
Bloco Simpatia é Quase Amor
Hora: 15h
Local: Praça General Osório – Ipanema
*Os agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco de 16h30 às 19h.
Domingo (27/2)
Bloco Suvaco de Cristo
Hora: 9h
Local: Bar Joia, na Rua Faro com Rua Jardim Botânico – Jardim Botânico
*Os agentes de educação e conscientização da Lei Seca estarão no bloco de 9h às 14h.

Fonte: Governo do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.