Início Plantão Rio Operação Lei Seca utiliza homens balão para conscientizar foliões

Operação Lei Seca utiliza homens balão para conscientizar foliões

Trinta agentes da Operação Lei Seca, iniciativa da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, realizaram ação educativa, neste sábado (9/2), no “Bloco Dois para Lá, Dois para Cá”, que desfilou em Botafogo, na Zona Sul. No local, foram distribuídos adesivos e ventarolas aos foliões para lembrar que a mistura de álcool e direção resulta em acidentes, muito deles fatais. Agentes vestidos com o balão característico da operação também participaram da campanha.

A assistente administrativa da Operação Lei Seca, Débora Alves, disse que a conscientização é tão importante quanto à fiscalização.

– Esta é uma oportunidade de tentar preservar vidas durante o carnaval. Se a pessoa pretende beber, basta fazer uso de táxi, pegar carona ou utilizar outros tipos de transportes. O fundamental é que ela não dirija – disse Débora.

À espera do desfile, a moradora do Méier, Andréia Sobrinho, falou que a distribuição de ventarolas e panfletos é eficaz, pois na época do carnaval cresce o número de acidentes no trânsito.

– Um copo de qualquer bebida alcoólica pode afetar o reflexo de um motorista. Esta iniciativa da Operação Lei Seca deve continuar sempre – afirmou Andréia.

Segundo a professora de Educação Física, Tânia Sarkis, a Operação Lei Seca é uma iniciativa que deve ser perpetuada no Rio de Janeiro.

– A vida é algo muito importante, é o nosso bem mais precioso. Toda pessoa, em especial o jovem, deve ter a consciência de dirigir sem estar alcoolizado – explicou Tânia.

Até a madrugada desta sexta-feira (8/2), 1.033.900 motoristas foram abordados, 197.272 foram multados, 41.236 veículos foram rebocados e 83.633 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida. Os agentes realizaram 902.709 testes com o etilômetro. Deste total, 6.582 condutores sofreram sanções administrativas e 2.499, criminais.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Governo.

 

Governo do Rio