OSCAR 2013: Argo leva a estatueta de melhor filme de 2012

A 85ª edição do Oscar consagrou o diretor Bem Affleck
 

Por Graça Paes, RJ

 

Bem Afleck

 

Noite de festa e glamour, no domingo, dia 24, todos os apaixonados por cinema fazendo suas apostas e acompanhando pela Tv ou pelas redes sociais passo-a-passo a cerimônia mais esperada do ano, a do Oscar, realizada na  Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e este ano apresentada Seth MacFarlane, criador da animação “Uma família da pesada”.

 

 

A 85ª edição consagrou o ator Bem Affleck, como diretor,  mesmo sem ele ter sido indicado a categoria de melhor diretor, já que o filme ARGO, dirigido por ele, foi consagrado o melhor filme do ano de 2012.

 

 

Christoph Waltz levou a estatueta de melhor ator coadjuvante por sua atuação no filme de Quentin Tarantino “Django livre”.  Também levaram as estatuetas: ‘Curta-metragem e animação’ – Paperman , da Disney -, ‘Animação’ – Valente -, ‘Fotografia’ e ‘Efeitos visuais ‘ – ambos para As aventuras de Pi -, ‘Figurino’ – Anna Karenina -, e ‘Maquiagem e Cabelo ‘ – Os miseráveis (Tom Hooper), uma adaptação do romance de 1862, do francês Victor Hugo.

 

 

O ‘Melhor curta-metragem’ ficou para Curfew  e ‘Documentário e curta-metragem’ para Inocente. Na categoria ‘Documentário em longa metragem’ o premiado foi Searching for Sugar Man. O australiano Amor foi premiado como melhor filme estrangeiro.

 

Jennifer Lawrence

 

Na categoria de melhor atriz, a bela Jennifer Lawrence, de 22 anos, foi à premiada da noite pela atuação em ‘O lado bom da vida’, do diretor David O. Russel e deixou sua marca ao tropeçar na hora de buscar seu prêmio. A estatueta de melhor ator foi para Daniel Day-Lewis, protagonista de Lincoln, de Steven Spielberg e, o filme As aventuras de Pi  arrebatou quatro prêmios, entre eles o de melhor diretor, concedido ao simpático Ang Lee.

 

 

Além das estatuetas um dos pontos altos da noite foi à apresentação do elenco do musical Os Miseráveis, conduzidos pelos atores Hugh Jackman e Anne Hathaway, que precedeu a entrega do Oscar de melhor ‘Edição de Som’ para 007 – Operação Skyfal e A hora mais escura. Também vale ressaltar a brilhante participação de Barbra Streisand e do elenco de Chicago.

 

Confira os vencedores da 85ª edição do Oscar:

 

Ator Coadjuvante: Christoph Waltz (Django Livre)

 

Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway (Os Miseráveis)

Curta de Animação: Paperman

Filme de Animação: Valente

Fotografia: As Aventuras de Pi

Efeitos Visuais: As Aventuras de Pi

Firgurino: Anna Karenina

Maquiagem e Cabelo: Os Miseráveis

Melhor curta-metragem: Curfew

Documentário e curta-metragem: Inocente

Documentário em longa metragem: Searching for Sugar Man

Melhor filme estrangeiro: Amor

Edição de Som: 007 – Operação Skyfal  A hora mais escura

Melhor montagem: Argo (Bem Affleck)

Mixagem de Som: Os miseráveis

Direção de arte: Lincoln

Trilha sonora original: As aventuras de Pi

Canção original: Adele / 007 – Operação Skyfal

Melhor roteiro adaptado: Argo

Melhor roteiro original: Django Livre

Melhor diretor: Ang Lee – As aventuras de Pi

Melhor atriz: Jennifer Lawrence (O lado bom da vida)

Melhor ator: Daniel Day-Lewis (Lincoln)

Melhor filme: Argo

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.