Paes avalia ações contra estragos das chuvas

Prefeitura já planeja nova etapa dos trabalhos
 
Foi realizada reunião entre o Prefeito Eduardo Paes os secretários e presidentes de empresas municipais de todos os setores da Prefeitura envolvidos na recuperação da cidade. O encontro avaliou os estragos causados pelos temporais que atingiram o Rio de Janeiro nesta primeira semana de abril, bem como os esforços dos últimos dias para que a vida dos cariocas voltasse ao normal.
 
Ao fazer o balanço das ações, o Prefeito se mostrou satisfeito com o que foi realizado até agora, mas já delineou os planos para a próxima semana de trabalho, com foco principalmente no atendimento à população mais afetada pelos estragos das chuvas e na liberação das vias que ainda estão interditadas ou sob risco.
 
– Em todos os abrigos tem equipes de saúde, e isso é importante. São em torno de 4 mil pessoas que estão abrigadas, quando possível, em áreas próximas às suas residências. Agora haverá um movimento de retorno para as casas, por exemplo, de pessoas que estavam em áreas alagadas. Elas, aliás, já começam a retornar para suas casas – lembrou o Prefeito.
 
Eduardo Paes destacou que o trabalho de reassentamento já começou, inclusive na comunidade do Urubu, em Pilares, visitada por ele no início da tarde deste sábado, dia 10. Naquela localidade, o terreno encharcado tornou-se instável, causando rachaduras e danos em 300 imóveis, que foram interditados pela Defesa Civil Municipal.
 
– Começamos as remoções hoje, com a retirada de famílias que estavam em área de risco no Morro do Urubu, para que seja feito o reassentamento. E vamos avançar nisso a partir de semana que vem, quando eu vou anunciar todas as áreas que terão reassentamento. Vamos apresentar alternativas e dialogar com as diversas comunidades, em todas as áreas da cidade – afirmou Eduardo Paes.
 
Durante o encontro com os moradores, o Prefeito já havia assegurado que todas terão total apoio do Município em suas necessidades, inclusive com o pagamento, a partir da próxima semana, do Aluguel Social, da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), que repassa à população retirada de áreas de risco R$ 250 mensais, para que as famílias possam alugar uma casa até a aquisição de uma futura moradia, ou até serem reassentadas num imóvel oferecido pela Prefeitura.
 
Vias expressas ainda com restrições
Sobre as vias expressas que ainda estão com interdições ele anunciou que amanhã, dia 11, o Alto da Boa Vista já estará liberado, mas outras áreas da cidade ainda terão problemas, como a Estrada da Grota Funda, que apesar liberada durante o dia, ainda está sendo fechada na parte da noite para que sejam feitas intervenções. Sobre esta via, especificamente, Paes avisou que, em caso de chuvas mais intensas, a pista será interditada para evitar mais acidentes.
 
– A Grota Funda ainda está com restrições, fechando à noite e sendo monitorada. Por isso quando chover, por exemplo, acima de 10 milímetros num período de apenas 15 minutos, ela será fechada provisoriamente – contou. Outra incógnita, segundo Eduardo Paes, é a serra Grajaú-Jacarepaguá, que ele também visitou hoje, pela manhã. Durante a visita, Paes percorreu toda a extensão da via, onde verificou os pontos mais críticos e acompanhou o trabalho dos técnicos da Prefeitura para conter as encostas e remover a terra e as rochas soltas.
 
– Ali estamos estudando a aplicação de uma mão dupla, mas mesmo quando ela reabrir também vai funcionar assim. No geral, as vias que estão em serra são as mais perigosas – avaliou. Ele ainda se mostrou preocupado com a permanência da frente fria sobre a cidade, com previsão de chuvas, ainda que esparsas.
 
A reunião foi realizada no Centro de Controle Operacional da CET-Rio, no Centro, reuniu os secretários municipais de Saúde, Educação, Obras, Conservação, Habitação, Ordem Pública, Trabalho e Emprego, Assistência Social, Transportes e Casa Civil, e ainda os presidentes da Comlurb, da Rioluz e da Rio Águas e ainda todos os seis subprefeitos.

Fonte: Prefeitura do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.