Início Plantão Rio Paes inaugura a praça “compositor Ismael Silva “

Paes inaugura a praça “compositor Ismael Silva “

O G.R.E.S Estácio de Sá em comemorações aos 105 anos de Ismael Silva, participa da inauguração da praça com o nome do compositor, que acontece neste sábado, dia 18 de setembro, a partir das 8 horas da manhã. A praça fica locoalizada em frente á quadra.
 
O evento prossegue com uma grande homenagem ao idealizador das escolas de samba, na quadra da Estácio durante todo o dia, e vai contar com a participação da Velha Guarda da Estácio de Sá, Mangueira, Portela, Império Serrano e Vila Isabel. Convidados especiais estão sendo aguardados para o evento como Dominguinhos do Estácio, Gera, Dorina, Wilson Moreira entre outros. Será inaugurado o busto de Ismael, uma imagem do Malandro, figura eternizada pelo homenageado, e a área de eventos Largo do Estácio. A entrada é livre.
 
De acordo com o presidente da escola, Marquinhos, ”é com muita honra e sensibilidade que preparamos este momento especial, onde a Estácio de Sá, passa a reparar erros históricos, como o de não termos um dia para exaltar Ismael, o homem que sonhou e realizou o que amamos, as escolas de samba. Essa era uma antiga reivindicação da Velha Guarda da Estácio. Vamos comemorar em grande estilo com todo segmento da escola, esse dia que será um marco e motivo de orgulho para nós, que prestaremos esta homenagem merecida ao pai das escolas de samba”, disse ele. 
 
O componente da Velha Guarda da Estácio e compositor, Wanderlei Caramba, disse que “a Estácio, herdeira legítima da Deixa Falar, é considerada unanimidade entre os sambistas, como a primeira escola de samba do Brasil, o que faltava era solenizarmos isto. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, nos reconhece como tal, o que faltava era nós da Estácio, reconhecermos. Vai ser uma festa, é uma vitória e eleva a nossa auto- estima, graças a Ismael somos professores do samba descendentes da arte dele. Esta gestão está de parabéns pela coragem”, afirmou Caramba.
 
Durante o evento, a escola vai assumir a data de criação da Deixa Falar e começa a utilizar o seu novo slogan, a primeira escola de samba do Brasil, o berço do samba. A mudança se fez necessária já que nem todos os visitantes e freqüentadores da quadra entendiam o fundamento. O jornalista e radialista Adelzon Alves, considera que “a Deixa Falar nascia em meados de 27, já com o nome de escola de samba, foi a primeira e única a desfilar no carnaval de 1928, como escola de samba. A Estácio assume esta posição que lhe é de direito”, finalizou.

Fonte: Prefeitura do Rio