Papo Carioca estreia no Facebook com programa sobre o Centro

Um dos destaques do programa foi a Operação Ilumina Centro, coordenada pela Superintendência
 
 

Os internautas que fazem parte das redes sociais da Prefeitura do Rio participaram, na quinta-feira, dia 22 de junho, da estreia do programa Papo Carioca, criado para ampliar o diálogo entre governo e população. Com nome escolhido pelos usuários do Twitter e Facebook da prefeitura, o primeiro programa destacou o Centro da cidade, com a presença do superintendente regional do bairro, Marcelo Rotenberg, e o administrador da página “O Morador é o Centro”, Thiago Pedroso. Durante a transmissão ao vivo, os participantes puderam enviar perguntas e sugestões, inclusive através de mensagens de vídeo e áudio pelo Whatsapp.

 

 

– Com base no trabalho da Central 1746 e do Instituto de Segurança Pública, mapeamos locais que precisam de atenção, os focos principais de escuridão para que possamos melhorar. Também estamos trabalhando para renovar a Operação Centro Presente, que reduziu em cerca de 80% os índices de criminalidade na região. Além disso, estamos pensando outras políticas públicas para a região, além das ações que realizamos semanalmente.

 

Rotenberg ressaltou a importância da participação da população para que essas ações sejam bem sucedidas:

 

– A sociedade tem o poder de fiscalizar o Poder Executivo. Cabe a ela nos ajudar a cuidar da cidade, colaborar com o nosso trabalho.

 

Entre as questões levantadas pelos internautas, a carência de lixeiras de coleta seletiva nas ruas do Centro recebeu resposta imediata do superintendente, que prometeu empenho para intensificar esse trabalho com a Comlurb. Outro tema foi a presença de moradores de rua na Praça da Cruz Vermelha. Rotenberg afirmou que a intenção da prefeitura é integrar essas pessoas à cidade através de ações de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).

 

Durante a transmissão, Thiago Pedroso, que também mora no Centro, destacou as melhorias executadas na região pela prefeitura:

 

– A região está bem iluminada, especialmente a Praça da Cruz Vermelha. Ainda há ruas que precisam de iluminação, mas a prefeitura está trabalhando.

 

O quadro “Dia do Servidor” esteve na sede da Central 1746 e conversou com o coordenador Gustavo Silva, que detalhou a rotina no local:

 

– O cidadão liga e relata o que deseja. Essa demanda é acolhida, registada no sistema e imediatamente encaminhada para o órgão responsável pela execução daquele serviço. Além disso, por sabermos que a cidade tem uma vocação turística grande, oferecemos atendimento trilíngue. Assim que o idioma é identificado, o cidadão é encaminhado ao profissional especializado para aquele atendimento.

 

Em vídeo, a carioca Thayana Blois elogiou a atuação do governo municipal no bairro:

 

– Melhorou muito, principalmente para quem anda pelo Centro à noite. A Rua do Riachuelo, por exemplo, está muito mais clara.

 

Entre os internautas que assistiram à transmissão, a carioca Thais Barcelos se mostrou satisfeita com a criação de mais um canal de comunicação entre Prefeitura do Rio e cidadão:

 

– Boa iniciativa!

 

O “Papo Carioca” da próxima semana falará sobre as ações da Prefeitura do Rio na Região Portuária. Para participar, basta acessar o Facebook da Prefeitura do Rio

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