Início Plantão Rio Pardais com temporizador eletrônico

Pardais com temporizador eletrônico

Os equipamentos que fotografam e registram o avanço nos sinais de trânsito – conhecidos como pardais – só poderão ser instalados em locais em que os semáforos possuam temporizador digital de contagem regressiva. É o que determina o projeto de lei 3.020/10, que será transformado em lei nos próximos dias.
 
Vetada pelo governador, a norma foi garantida pelos votos de 40 parlamentares nesta terça-feira (31). De acordo com o deputado Luiz Paulo (PSDB), autor da proposta, a proibição acabará com a ‘indústria da multa’ existente, sobretudo, nos municípios do Rio e de Niterói, onde os sinais amarelos constantemente têm seu tempo reduzido, o que facilita os flagrantes dos pardais e aumenta o risco de acidentes. “O que temos observado é a redução do tempo do sinal intermediário. Se você estiver passando por ele quando ficar vermelho, você será multado. E se acelerar ainda é multado por excesso de velocidade”, explica. “Esse projeto faz com que os equipamentos só possam ser instalados em semáforos com temporizadores, o que fará com que os motoristas deixem de ser surpreendidos, evitando acidentes e multas abusivas”, defende.
 
Após a promulgação, os responsáveis pela instalação do equipamento terão 60 dias para se adaptar à nova norma ou retirar os pardais das ruas. Do contrário, estarão sujeitos a multas que variam de mil a 10 mil Ufirs.

Fonte: Alerj