Perólas do cinema Turco

Caixa Cultural com cinema Turco
 

Os filmes retratam a diversidade da Turquia, um país que tem suas influências culturais divididas entre o Ocidente e o Oriente 

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 27 de abril a 9 de maio, “Pérolas do Cinema Turco”, mostra  cinematográfica que traz ao público a oportunidade de assistir aos mais importantes filmes produzidos na Turquia de 1964 a 2006. 

Um olhar da história do cinema turco, esta é a proposta do curador da mostra, Arndt Röskens, ao selecionar para a programação dez de seus filmes mais apreciados. Uma oportunidade única, pois embora nos últimos 50 anos se tenha produzido na Turquia um número considerável de filmes de boa qualidade – alguns com enorme repercussão internacional –, a maior parte de seus títulos nunca foi lançada no circuito comercial ou em DVD no Brasil.

Entres os filmes exibidos estão três do maior cineasta turco, Yılmaz Güney, “Esperança” (Umut / Hope, 1970), que entrou na história do cinema turco pela altíssima qualidade cinematográfica; “O rebanho”  (Sürü / The Herd, 1978), que foi dirigido por Güney de dentro da prisão e tem sua direção formalmente atribuída a Zeki Ökten; e, por fim, o filme mais popular do diretor, “O caminho” (Yol / The Way, 1982), também dirigido enquanto o cineasta estava preso por conta de suas atividades políticas nos anos 70. Todas a produções de Yılmaz Güney serão exibidas em película 35mm. 

A mostra, também, vai exibir o grande clássico do cinema turco, “Verão seco” (Susuz Yaz / Dry Summer, 1964), que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1964. O seu realizador, o cineasta Metin Erksan, foi recentemente homenageado com uma retrospectiva da Cinemateca Francesa, em Paris. O filme conta a disputa entre dois irmãos no interior da Turquia por uma mulher e, como pano de fundo igualmente importante, a luta pela água nas terras secas do campo.

 A mostra "Pérolas do Cinema Turco“ traz, ainda, mais seis filmes de grandes cineastas. Dois importantes filmes de Ömer Kavur e Atıf Yılmaz – cineastas há muito consagrados e com inúmeras realizações no currículo –, além dos primeiros filmes de Nuri Bilge Ceylan, Reha Erdem, Yeşim Ustaoğlu e Zeki Demirkubuz – cineastas contemporâneos mais recentes e que estão despontando no cenário internacional.

 Serviço:

Mostra “Pérolas do Cinema Turco”

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2544 4080
Datas: de 27 de abril a 9 de maio de 2010
Horários:  17h e 19h30
Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes
Ingressos: R$ 4 e R$ 2

Classificação: Consultar programação.

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural

Fonte: Caixa

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.