Início JMJ PLANTÃO BARRA: “A Igreja precisa de vocês, do seu entusiasmo, criatividade e...

PLANTÃO BARRA: “A Igreja precisa de vocês, do seu entusiasmo, criatividade e alegria”, diz Papa Francisco em recado direto aos jovens na missa final da JMJ

Uma multidão entusiasmada de fiéis lotou toda a praia para acompanhar a missa final (Missa de Envio) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada na manhã deste domingo (28/07), na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio. O dia que amanheceu um pouco cinza, logo ficou ensolarada e contribuiu para a presença de 3,2 milhões, segundo a Prefeitura do Rio.

 

A missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pelo Papa Francisco, neste domingo (28/07), na Praia de Copacabana, no Rio. (Foto: Graça Paes - Agência Zapp News/Portal AIB News)

 

Papa Francisco começou destacando que a experiência da Jornada Mundial da Juventude foi um momento para “experimentar a beleza de encontrar Jesus” e sentir “a alegria da fé”. Ainda disse aos jovens, como fez durante toda a Jornada, que os mesmos repassem o conhecimento e transfiram a experiência. “O Evangelho não é para alguns, mas para todos. Não é só para quem está mais perto, mais receptivo, mais acolhedor. É para todos. Não tenham medo de levar Cristo a qualquer ambiente, até as periferias existenciais, até a quem parece mais indiferente. O Senhor busca a todos, quer que todos sintam o calor de sua misericórdia e do seu amor”, completou.

 

Francisco pediu que a juventude não tenha medo de evangelizar outros jovens e de levar sua fé para outros lugares, e os incentivou a “construírem um novo mundo”. Ele afirmou que esse caminho de serve para evangelização é um dos caminhos para “derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio”.

 

Em alguns momentos o pontífice fez questão de ressaltar, em tons mais forte, a importância da participação da juventude na construção de uma nova igreja, e que isso era uma missão de todos. “A Igreja precisa de vocês, do seu entusiasmo, criatividade e alegria”, convocou.

 

No início da cerimônia o arcebispo do Rio, Dom Orani, agradeceu a visita do Papa Francisco. “Ficará gravada para sempre a presença do Pai e Pastor junto à juventude do mundo, e o seu primeiro retorno à América Latina como primeiro Papa latino-americano da história”, disse. O Arcebispo informou ainda que na área onde seria o Campus Fidei – e não foi utilizada devido ao mau tempo – será construído um bairro com esse nome.

 

Por fim, agradeceu o pontífice por ser “os braços e o coração de Cristo durante esses dias. Sentimos que segunda-feira irá faltar alguém muito importante e próximo de nós!”, disse.

 

A missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pelo Papa Francisco, neste domingo (28/07), na Praia de Copacabana, no Rio. (Foto: Graça Paes - Agência Zapp News/Portal AIB News)

 

Com o Papa, participaram 1500 bispos (50 cardeais) e 12 mil sacerdotes.

 

O presidente do Pontifício Conselho para Leigos, organização do Vaticano responsável pela organização das Jornada Mundial da Juventude, o Cardeal Rylko, ressaltou que os jovens descobriram em Papa Francisco um “amigo em que se pode confiar. Nas suas palavras cordiais encontram as respostas para as perguntas que inquietavam seu coração”. Ele também fez também um agradecimento especial ao Papa emérito Bento XVI, que escolheu o Rio de Janeiro como sede da JMJ e preparou uma mensagem ao beato João Paulo II.

 

A missa final da JMJ foi acompanhada pela presidente Dilma Rousseff, que teve a companhia da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e do presidente da Bolívia, Evo Morales.

 

Fotos: Graça Paes – Agência Zapp News/Portal AIB News