Início Plantão Barra Plantão Barra – Ponte inacabada no Canal das Taxas

Plantão Barra – Ponte inacabada no Canal das Taxas

Entregue oficialmente à população em fevereiro de 2009, pela Secretaria Municipal de Obras, a ponte definitiva sobre o Canal das Taxas, no Recreio dos Bandeirantes continua inacabada, no sentido avenida Baltazar da Silveira-praia. A obra foi iniciada em agosto de 2008 e interrompida por uma disputa judicial. Em janeiro de 2010, uma ponte provisória foi inaugurada para melhorar o trânsito durante o verão e permanece no local.

Segundo os moradores da região, desde então a prefeitura não retornou ao local para conclusão da obra. O gerente da Padaria Rei do Recreio, Carlos Alberto Carneiro, a demora na conclusão da obra já causou grande prejuízo ao comércio local. “Nosso faturamento caiu cerca de 70%, já que as pessoas tinham que desviar o caminho”, afirma Carneiro. Ele lembra que a ponte está precária, sem proteção lateral, sem acabamento no piso e com uma estreita passagem para pedestres, com barras de ferros enferrujadas, representando risco para os que transitam pela área.

O funcionário do Centro Comercial do Recreio, Ricardo Bastos Queiroz, relata que a prefeitura não retornou mais ao local desde a inauguração da ponte provisória. “A associação de moradores cobrou providência na época, mas não foi feito até agora. Já organizaram até uma passeata”, disse. Queiroz informa ainda que com o pórtico instalado na entrada da ponte provisória, caminhões e utilitários são impedidos de cruzá-la devido ao limite de altura. “Houve casos em que os motoristas não sabiam dessa mudança e ficaram presos no portal”, conclui.

O site da Secretaria Municipal de Obras informa, em 12 de janeiro de 2010, que “a ponte provisória ainda ficará no local até que a segunda via definitiva seja construída. Até lá, as duas pontes ficarão em operação; a definitiva na direção praia-Avenida Baltazar da Silveira e a provisória no sentido avenida- praia. Quando as obras forem iniciadas, a ponte definitiva operará no sentido praia durante a semana e, nos finais de semana, das 14h às 20h, a mão da via fica em direção à Avenida Baltazar da Silveira”. No entanto, medidas que poderiam facilitar a vida da população continuam em espera.  

Fonte: Margareth Santos – AIB