Início Plantão Barra PLANTÃO BARRA: Prefeitura inaugura nova via que vai facilitar o acesso ao...

PLANTÃO BARRA: Prefeitura inaugura nova via que vai facilitar o acesso ao Via Parque e a Pensínsula

Por Wanderson Awlis, RJ

 

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (12/04), a Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Com um quilômetro de extensão, a nova via servirá, principalmente, para diminuir o trânsito que se forma com a saída da Linha Amarela em direção ao condomínio Península e ao Shopping Via Parque. Em formato de “Y”, a nova via passa por baixo da Ponte Estaiada Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales e se conecta com a Av. João Cabral de Melo Neto, atrás do Via Parque.  A via permitirá escoar todos os veículos que vêm de Jacarepaguá e da Linha Amarela em direção à Barra, passando por trás do Via Parque e do Barra Shoppping. Esse era um pedido antigo dos moradores da região, já que, com a via, o acesso será mais rápido sem cruzamento com sinal da Av. Ayrton Senna. A estimativa da CET-Rio é que mais de 1.300 mil veículos  passem a utilizar, por hora, a nova avenida.

 

Prefeitura inaugura na Barra nova via de acesso do BRT Transcarioca. (Foto: Wanderson Awlis/Portal AIB News)

 

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da nova avenida e lembrou que há 40 anos a cidade estava sem receber investimentos de grande porte para agilizar a mobilidade urbana. “Não existe cidade com mobilidade urbana que não tenham sofrido com obras. A cidade do Rio ficou muito tempo estagnada e, por isso, essas obras quase tudo ao mesmo tempo. A nossa intenção é melhorar lá na frente, garantindo transporte de alto conforto e qualidade E, além disso, o que a gente tem que olhar nesses grandes eventos é o legado que fica com essa infraestrutura,” pontuou.

 

avenida01

Já o presidente da Associação de Administradores da Península, Marcelo Traitel, um dos condomínios que terá o acesso facilitado pelo novo acesso, esse novo viaduto veio para beneficiar a todos os moradores e trabalhadores da Barra. “Para a Península, principalmente, essa obra representará 30 min. a menos presos no trânsito. Além de um acesso direto, todos saíram ganhando com uma alternativa mais ampla para fugir do engarrafamento. Teremos mais mobilidade e qualidade de vida”, contou.

 

Prefeitura inaugura na Barra nova via de acesso do BRT Transcarioca. (Foto: Wanderson Awlis/Portal AIB News)

 

A Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire tem formato em “Y” e passa por baixo da Ponte Estaiada Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, cujas entradas serão possíveis por essa ponte ou pela Avenida Ayrton Senna, com saída na Avenida João Cabral de Melo Neto, atrás do Via Parque. A intervenção permite aos motoristas usar duas faixas em sentido único em direção à Barra.

 

(J.P.Engelbretch/Prefeitura do Rio)
(J.P.Engelbretch/Prefeitura do Rio)

A sinalização da via já está implantada nos acessos e para orientar os motoristas, nesses primeiros dias, a CET-Rio vai instalar quatro painéis móveis. Com a inauguração da avenida, a Ayrton Senna não terá mais nenhum cruzamento para veículos. Os sinais permanecerão para travessia de pedestres até que as passarelas estejam concluídas.

 

Prefeitura inaugura na Barra nova via de acesso do BRT Transcarioca. (Foto: Wanderson Awlis/Portal AIB News)

 

O prefeito afirmou ainda que o BRT Transcarioca – corredor exclusivo para ônibus que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador – estará pronto em junho. “A obra está praticamente concluída. Faltam alguns ajustes, mas vamos chegar até o Galeão. Essa é maior obra de mobilidade urbana do país para o período da Copa do Mundo. Assim como este viaduto, todas a Transcarioca será um legado da Copa. Veio para integrar o trânsito da cidade”, garantiu.

 

O prefeito Eduardo Paes com o subprefeito Alex Costa e secretários (J.P.Engelbretch/Prefeitura do Rio)
O prefeito Eduardo Paes com o subprefeito Alex Costa e secretários (J.P.Engelbretch/Prefeitura do Rio)

 

Ainda segundo Paes, a Transcarioca vai transportar 450 mil pessoas por dia e tirar 500 ônibus da cidade. Hoje, 7 mil ônibus circulam diariamente na cidade.

 

O novo subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, garante que agora as obras terão o menor impacto possível na vida dos moradores. “Esse viaduto terá um importância imensa para desafogar o trânsito na região e minimizar os transtornos das obras. Sabemos que qualquer intervenção, por menor que seja, atrapalha a rotina das pessoas. Mas já estamos na fase de conclusão da maioria. Mesmo assim iremos trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para evitar transtornos na região”, disse.

 

Prefeitura inaugura na Barra nova via de acesso do BRT Transcarioca. (Foto: Wanderson Awlis/Portal AIB News)

 

Além do prefeito Eduardo Paes, do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, e o do presidente da Associação de Administradores da Península, Marcelo Traitel, estiveram presente na inauguração da Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire, a filha e as netas do engenheiro que deu nome a nova avenida, o presidente da Câmara Comunitária da Barra – CCBT, Delair Dumbrosck, o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Carvalho,  o antigo subprefeito da Barra, Tiago Mohamed, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o deputado federal, Pedro Paulo, e representantes de diversas associações de moradores e lideranças da região.

 

Fotos: Wanderson Awlis/Portal AIB News e J.P.Engelbretch/Prefeitura do Rio