Início Plantão Rio PM registra furto de bóias de câmara

PM registra furto de bóias de câmara

Policiais militares, em conjunto com a área de patrimônio da Light, registraram na 1ª Delegacia de Polícia (Centro) a prisão em flagrante de um homem que tentava furtar quatro bóias de cobre que protegem câmaras subterrâneas da empresa de energia na Av. Rio Branco, altura do nº 12, e na Rua Visconde de Inhaúma. Às 6h20, um funcionário de uma empresa especializada em segurança que presta serviços à Light viu um homem simulando um serviço de manutenção e colocando grade de proteção próxima à câmara subterrânea. O funcionário também verificou atitude estranha da pessoa, que estava com um jaleco com a inscrição de firma diferente da registrada na grade. Além disso, não havia, como de praxe, veículo ou outro funcionário no apoio do suposto trabalho. 

O falso funcionário, em seu depoimento na delegacia, disse que furtava as bóias de cobre para vender em ferros-velhos. Depois de ouvir as testemunhas, os policiais estão realizando, neste momento, a perícia no local. 

A ausência desses equipamentos não interrompeu o fornecimento de energia na região e a Light já está fazendo a reposição das bóias, que evitam alagamentos em câmaras subterrâneas. 

O combate ao furto de energia e de materiais é um dos principais desafios da Light, que atende a 4 milhões de clientes em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro. Com objetivo de contribuir para minimizar os impactos causados pela clandestinidade, a empresa está realizando uma série de ações para coibir o furto de energia, de cabos e de bóias, que compromete a qualidade do fornecimento e oferece riscos à população. De setembro de 2009 até março de 2010, foram registrados furtos de 1.289 bóias e durante todo o ano passado aproximadamente 30 mil metros de cabos de energia foram roubados, resultando em prejuízos para a Light de aproximadamente R$ 2 milhões. 

Como evitar o vandalismo na rede elétrica e o furto de energia  

Para o combate ao vandalismo na rede elétrica da Light, a empresa pede para que qualquer pessoa denuncie, caso verifique algum movimento estranho em postes, câmaras subterrâneas e outros equipamentos da rede elétrica. As denúncias da população podem ser feitas pelo Disque-Light Emergência (0800 0210 196), que funciona 24 horas por dia.  

No combate ao furto de energia, a Light usa o sistema de monitoramento online dos clientes industriais e comerciais; inspeções diárias em áreas determinadas com base na análise do consumo dos clientes; normalização das unidades consumidoras em fraude e inspeção sistemática dos consumidores já normalizados.  

Mais informações

Assessoria de Imprensa Light

 

Fonte: Light