Início Plantão Rio PM vai usar dois novos helicópteros nos Jogos Olímpicos

PM vai usar dois novos helicópteros nos Jogos Olímpicos

2847982

A Polícia Militar vai contar com dois helicópteros modelo EC145 para garantir a segurança de atletas e turistas durante os Jogos Olímpicos. Recém-adquiridas, as aeronaves são adaptáveis para múltiplas funções como imageamento aéreo, transporte de equipes de intervenções táticas e salvamento aeromédico. Semelhantes àquelas usadas nas Olimpíadas de Londres, em 2012, possuem software de navegação mais moderno.

 

 

Os helicópteros bimotores garantem mais segurança para os policiais nas operações e à população, além de poderem decolar por instrumentos, em condições meteorológicas desfavoráveis. Eles são equipados com farol de busca infravermelho, radiopatrulha, alto-falante externo, câmera com infravermelho e sensor de temperatura para buscas noturnas. 

– Nosso software de navegação por realidade aumentada mistura as imagens registradas em tempo real pela câmera com mapas online das ruas da cidade. Todo o material é transmitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a localização exata do evento. Além da tecnologia, aeronaves mais novas, em geral, indicam mais segurança e menos custos por hora/voo – disse o comandante do Grupamento Aeromóvel (GAM), batalhão responsável pelas operações com a aeronave, coronel Luiz Perlingeiro.

 

 

 

Dez pilotos do GAM podem comandar as aeronaves, inclusive o coronel Perlingeiro. Outros três estão sendo treinados. A unidade conta também com 90 tripulantes operacionais aptos a usar o programa de navegação, sendo que 30 receberam capacitação específica para operar a câmera de imageamento aéreo dos EC145. 

– Com o novo software, o tripulante operacional lança as coordenadas de localização, a câmera busca o endereço automaticamente e começa a filmagem antes de chegar ao local, graças ao zoom superpotente. Isso auxilia a navegação, pois, mesmo que o piloto mude a rota, o software recalcula o direcionamento da câmera – afirmou o chefe de Operações do BAC, major Claudio Leitão. 

 

Intercâmbio

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os policiais têm intensificado os intercâmbios com os batalhões de Choque, de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Ações com Cães (BAC). O objetivo dos treinamentos é a familiarização dos agentes (humanos e cães) com a nova aeronave e seus equipamentos.

 

Os novos helicópteros também podem ser empregados em missões de salvamento aeromédico e carregar uma maca, cada. Além dos dois EC145, outras três aeronaves do GAM estarão à disposição dos Jogos.