Início Plantão Barra População conhece a primeira estação do BRT

População conhece a primeira estação do BRT

Os moradores da Barra, Recreio e adjacências tiveram a oportunidade de conhecer a primeira das estações de BRT (Bus Rapid Transport) da Transoeste, a Estação Novo Leblon, na Barra da Tijuca, a cerimônia aconteceu nesta terça-feira (20/9) e contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
 
Durante o evento, Paes falou da importância desse sistema para a população:
– Essa não é exatamente uma inauguração, é uma forma das pessoas entenderem o que é o BRT, algumas ainda confundem como uma faixa de ônibus, igual ao que acontece em Copacabana, mas é mais que isso, eles são a certeza das pessoas que desejam se locomover com rapidez e conforto, é uma mudança completa na maneira como os cariocas se deslocam.
 
A meta é que o trajeto dessa estação comece a funcionar no primeiro semestre de 2011 beneficiando toda a Zona Oeste, que hoje conta com 2/5 de toda a população da cidade do Rio. Outro objetivo da prefeitura é começar a construção da TransBrasil, ainda sem data.
 
– O objetivo é disputar com o carro, e privilegiar o transporte de massa com qualidade e incentivar o uso do bilhete único do Rio, que hoje tem o valor mais baixo do Brasil, essa é uma nova realidade para as empresas de ônibus, todas passaram por licitação, e hoje todas têm um contrato com a prefeitura, o reajuste das passagens, por exemplo, só poderá ser feito de acordo com o que está em contrato, disse Paes.
 
O prefeito adiantou que na quarta-feira (20/9) irá começar a perfuração do túnel na região do porto do Rio, que faz parte das obras que irá derrubar a Perimetral, ele falou ainda sobre a escolha da cidade como sede do Rock in Rio, que a princípio seria realizado em SP.
 
– A escolha do Rio é uma prova que estamos no caminho certo, chega de coisa malfeita, a prefeitura está fazendo investimentos, estamos com uma boa saúde financeira, o que queremos é que o BRT seja sinônimo de qualidade, e esperamos que os moradores os tratem com zelo, cuidado e carinho, falou o prefeito.
 
Participaram da cerimônia vários líderes locais, além do Subprefeito, Tiago Mohamed, os secretários Alexandre Sansão (Transporte), Alexandre Pinto (Obras) e Pedro Paulo (Casa Civil), o vice-presidente do consórcio Transcarioca, Cassiano Pereira, o empresário Carlos Felipe de Carvalho da Carvalho Hosken, entre outros.

Fonte: Joici Souza – repórter AIB