Início Plantão Barra População debateu com a prefeitura do Rio o futuro da cidade maravilhosa

População debateu com a prefeitura do Rio o futuro da cidade maravilhosa

IMG_6265 (640x480)

 

Na noite de terça-feira, dia 23 de fevereiro, a prefeitura do Rio reuniu moradores, comerciantes, lideranças locais da Barra, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Vargens e Cidade de Deus e formadores de opinião, no Teatro Câmara, da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, para debater sobre os próximos 50 da Cidade maravilhosa.  O encontro foi realizado em parceria com a Subprefeitura da Barra de Jacarepaguá. 

  

2016_02_23_DT_RIO 500-19

 

 

Durante o encontro, 230 pessoas, debateram diversas sugestões, como a criação de um bosque na Curicica, a recuperação das margens dos rios, valorização do professor e alteração do currículo escolar incentivando mais as potencialidades dos alunos,  formação e qualificação do profissional de saúde e maior participação do cidadão em ações de promoção de saúde, além de transporte público de alta capacidade sobre trilhos unindo e integrando o maior número de bairros da cidade.  

 

 

2016_02_23_DT_RIO 500-02

 

 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, relatou sobre a importância da população participar da construção de um documento em benefício do crescimento da cidade. “Estamos aqui para ouvir vocês, para discutirmos a cidade que queremos e para onde ela deve crescer”, resumiu Alex.

 

 

 

Além de contribuírem no processo de construção do novo Plano Estratégico, que será lançado no dia 1º de março, durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos de seis e debateram sobre as aspirações e diretrizes para os próximos 50 anos da cidade, de acordo com os pilares que integram as discussões do Visão Rio 500: Referência global em sustentabilidade e resiliência; Rio de Janeiro: fonte de bem-estar, qualidade de vida e dignidade; Território conectado, integrado e democrático; Governança e reinvenção sustentável da máquina pública; Alto valor humano, equidade de oportunidades e cidadania; Cidade competitiva, inovadora e de oportunidades.

 

 

 

Para o coordenador do projeto e do Visão Rio 500, o secretário de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, a reunião na Barra da Tijuca, contribuiu para levar as metas e projetos da região para serem discutidos na construção do novo Plano Estratégico. “O envolvimento da sociedade civil com o futuro da cidade é essencial para que o plano e a visão reflitam os sonhos de sua população e, mais do que isso, para garantir que ele perdure ao longo dos anos. O Rio de Janeiro do futuro terá seus cidadãos ativos na construção e no acompanhamento dos planos da cidade. Isso começou agora com o Escutar para Governar, um novo mecanismo criado para ouvir o carioca”, afirmou Pedro Paulo.

 

 

“Escutar para Governar” 

O projeto “Escutar para Governar” tem como objetivo ouvir as sugestões de moradores, profissionais liberais, comerciantes, empresários e lideranças comunitárias de cada região da cidade, e integra a programação do Visão Rio 500, lançado em agosto  de 2015 pela Prefeitura do Rio visando debater o futuro da cidade e construir de forma colaborativa o Plano Estratégico 2017-2020, com metas e prioridades para os próximos quatro anos.