Início Plantão Barra Por que se comemora o Halloween?

Por que se comemora o Halloween?

Por Graça Paes, RJ

halloween-1757492_960_720

 

Eu tinha 12 anos quando tive contato com a comemoração de Halloween. Na Cultura Inglesa se comemorava todos os anos. Alguns anos se passaram, e o Brasil inteiro começou a comemorar a data, que até então, era algo que só se via nos cursos de Inglês.

 

halloween

 

Entenda: O Halloween ou Dia das Bruxas é uma festa tradicional comemorada todo dia 31 de outubro ao redor do mundo. Muitas pessoas comemoram, mas não sabem exatamente a origem e os costumes, além de objetos de decoração e lendas que envolvem o tema.

 

Como surgiu: O Halloween surgiu da antiga tradição do povo Celta (5 a.C). O festival, chamado de Samhaim, comemorava o fim da última colheita do ano. Os Celtas acreditavam que neste dia os espíritos dos mortos ressurgiam do além para possuí-los e estragar a colheita. Então, para espantar esse ‘mal’, as pessoas vestiam roupas horripilantes e caminhavam pelas ruas gritando para espantar os espíritos malígnos.

 

A palavra Halloween veio de “All Hallow’s Eve”, que reformulada se tornou “Halloween”, significa Vigília de Todos os Santos.

 

Nas festas de comemoração sempre tem as famosas abóboras, mas por que? A história das abóboras esculpidas e iluminadas surgiu de uma lenda da Irlanda sobre um bêbado chamado Jack, que em um 31 de outubro recebeu a visita do diabo, que disse que levaria sua alma. Jack o enganou e conseguiu viver por mais um ano na terra, mas quando morreu, o beberrão não foi aceito no céu e nem mesmo no inferno. Então, teria o diabo dado a Jack uma brasa para iluminar seu caminho pela eternidade. Ele colocou a brasa num nabo, dentro da abóbora esculpida, e a fixou em uma estaca de madeira e seguiu seu caminho.
Desde então as pessoas celebram a data com abóboras, batatas e nabos iluminados.

 

Outro costume do Halloween são os gatos pretos. O povo celta acreditava que os gatos pretos eram possuídos por espíritos malígnos. Além disso, as antigas lendas contam que as bruxas se transformavam no animal para atacar suas vítimas.

 

E, as bruxas, as antigas lendas contam que no dia 31 de outubro, elas se reuniam com o diabo para uma espécie de festa e comemoração. Elas chegavam na festa voando em vassouras e enfeitiçando qualquer um que estivesse pelas ruas.

 

 

Pelo mundo

A cultura do Halloween surgiu nos EUA com a chegada dos Irlandeses, que disseminaram sua cultura por todo o país. No Brasil, com a intenção de barrar a cultura norte-americana e valorizar o folclore brasileiro, todo dia 31 de outubro, comemorava-se o dia do Saci-Pererê, ainda o fazem em alguns locais, porém, com a disseminação de cursos de Inglês, e a proliferação de festas temáticas, hoje em dia, também se comemora o Halloween.