Praça em Jacarepaguá é símbolo do abandono

Plantão Barra – Iluminação precária, formigueiros, alagamentos e moradores de rua
 

A Praça Padre Ambrósio, no Tanque, em Jacarepaguá, sofre com os constantes alagamentos em época de chuvas, mas esse não é o único problema dessa área de lazer do bairro. A educadora física Ana Luíza Martinez, coordenadora do projeto Suderj em forma, revela que a praça está em situação de abandono. “A bacia da pista de skate, os brinquedos das crianças e até a quadra ficam debaixo d’água quando chove, atrapalhando as atividades esportivas”, esclarece.

Segundo os moradores, as raízes das árvores invadiram a tubulação dificultando o escoamento da água. E até que o processo se complete, a água parada cria condições ideais para o desenvolvimento de larvas do mosquito Aedes aegipty, transmissor da Dengue. A praça, conhecida também como Pista de Skate, há muito não recebe manutenção para a prática do esporte, o que a transformou em ponto de encontro de usuários de drogas e moradores de rua, de acordo com Ana Luíza. “O que nós moradores gostaríamos é que a pista fosse desativada e construída uma área de recreação”, comenta.

Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto da Suderj, estão ginástica para adultos e terceira idade e vôlei para adolescentes e crianças. As formigas representam mais um entrave à diversão dos jovens. Diversos formigueiros estão espalhados pelo terreno e representa um risco para a população.

A adolescente J. R., de 15 anos, cruza a praça todos os dias a caminho da escola e diz que tem medo do trajeto. “O mato está sempre alto, a pista suja e tem mendigos dormindo. Isso deixa a gente um pouco acuada”, relata. Moradores informam que, à noite, em virtude das lâmpadas queimadas, ocorrem furtos, uso de drogas e até a prática de sexo. Já foi solicitada à Comlurb a poda das árvores que atrapalham a iluminação, mas o problema ainda não foi resolvido.

Fonte: Margareth Santos

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.