Pré-matrículas para colégios militares no RJ estão abertas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação e do Corpo de Bombeiros, abrirá o período de pré-matrículas para os colégios militares de Volta Redonda, na Região do Médio Paraíba, e Miguel Pereira, no Centro-Sul. Os candidatos ou os responsáveis dos alunos terão até quarta-feira (13/3) para preencher uma ficha de inscrição diretamente nas escolas. Serão 60 vagas ofertadas para toda a comunidade em cada unidade de ensino.

   

O funcionamento, acompanhamento e avaliação do processo de inscrições para pré-matrícula e matrícula serão realizados pela Diretoria-Geral de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria de Educação. A formação de cadastro (relação de candidatos inscritos) também ficará sob responsabilidade compartilhada entre a Educação e o Corpo de Bombeiros.

   

A distribuição de vagas será feita considerando os seguintes critérios: preferência a alunos com deficiência, em limite de 5% do total de vagas; permanência na rede pública de ensino; e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo. A ordem da inscrição, na primeira fase da pré-matrícula, não será considerada na seleção dos estudantes e não garante a vaga.

   

A lista com os nomes dos alunos selecionados para pré-matrículas será divulgada no dia 18 de março, nos sites www.rj.gov.br/web/seeduc e www.cbmerj.rj.gov.br. Após a publicação do resultado, os candidatos terão que confirmar a matrícula diretamente nas escolas, no dia 19 de março.

   

As escolas

Em Volta Redonda, o Primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar funcionará no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, no bairro Açude II, que está desativado. O espaço foi cedido pela Educação para a instalação da escola. Em Miguel Pereira, o Segundo Colégio do Corpo de Bombeiros Militar será instalado no Ciep 494 – Alexandre Carvalho, localizado em Parque Guararapes, que foi doado pela Prefeitura do município.

   

Os colégios funcionarão em horário integral. Pela manhã, os estudantes terão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ministradas nas escolas de Ensino Médio Regular. No contraturno, os alunos apreenderão noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate à Incêndio; entre outros conteúdos.

   

– Essa é uma proposta pioneira do Governo do Estado que está sendo implantada e que certamente será bem recebida pela comunidade. Os colégios funcionarão em uma parceria entre a Educação e o Corpo de Bombeiros. A aula inaugural será no dia 26 de março – disse o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

      SERVIÇO: Pré-matrículas: Hoje e amanhã (diretamente nas escolas) Divulgação dos alunos selecionados: 18 de março Lista de espera: 18 de março Confirmação de matrículas e entrega dos documentos: 19 de março (diretamente nas escolas) Relação de vagas remanescentes: 20 de março Aula inaugural: 26 de março       ENDEREÇOS: Primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar de Volta Redonda (I CCBM – Volta Redonda) Avenida Professora Glória Roussin Guedes, S/Nº, bairro Açude II A escola funcionará no antigo Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti       Segundo Colégio do Corpo de Bombeiros Militar de Miguel Pereira (II CCBM – Miguel Pereira) Avenida César Lattes, S/Nº, Parque Guararapes A escola funcionará no antigo Ciep 494 – Alexandre Carvalho