Início Plantão Barra Pré-Vestibular Social: de estudantes a professores

Pré-Vestibular Social: de estudantes a professores

O Pré-Vestibular Social (PVS), da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), voltado a estudantes de baixa renda de todo o Estado do Rio, utiliza como tutores em suas aulas jovens que já passaram por seus bancos escolares. O curso, que foca o ingresso na faculdade ou a preparação para concursos públicos, tem registrado resultados expressivos. 

 

O universitário Matheus Teixeira Moretti, de 20 anos, estuda na Universidade Federal Fluminense (UFF), na unidade de Campos dos Goytacazes, onde mora atualmente, e já foi aluno do PVS. 

 

– Quis voltar como tutor/professor como uma forma de retribuir tudo o que fizeram por mim. Desde que era aluno do preparatório, já sonhava em estudar na UFF, por influência da minha tutora, que era dessa universidade. Lá, também ficou mais forte a vontade de estudar história e acreditar no ensino público de qualidade – disse Matheus.

Segundo o jovem professor, o fato de terem uma idade muito próxima dos alunos faz com que esses tutores consigam se comunicar de uma forma natural: eles se veem naqueles estudantes, que por sua vez, enxergam de volta um futuro promissor.

 

A qualidade dos professores – oriundos de grandes universidades públicas de todo o estado – além da facilidade de comunicação entre alunos e educadores são pontos fortes apontados também pela ex-aluna e atual tutora do pré-vestibular Juliana Campos Alvernaz, de 25 anos. 

 

– É diferente dar aula no Cecierj. Muitos jovens são de escola pública e precisam de orientações sobre Enem, Sisu e Prouni. Fico muito feliz, percebo o retorno que vêm deles – afirmou Juliana, tutora nas aulas de Português e Literatura no polo de Itaboraí, e hoje doutoranda da PUC.

 

Oportunidade
Hemanoel Passarelli Araújo, de 21 anos, divide seu tempo entre os estudos de Ciências Biológicas na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e a tutoria no polo Itaocara. Ele também faz shows ao lado do irmão: formam a dupla vocal Hemanoel e Hisrael. 

 

– É muito importante que estudantes sem condições financeiras tenham a oportunidade de fazer um pré-vestibular de alta qualidade – disse Hemanoel.

 


Material didático é gratuito

O Pré-Vestibular Social é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. O curso é oferecido em 50 polos de estudo, distribuídos em 38 municípios fluminenses. Assim como a inscrição, as aulas e material didático são inteiramente gratuitos. Para ingressar, o candidato precisa estar cursando o último ano do ensino médio regular em instituições de ensino públicas ou particulares, ou já ter concluído. 

 

– Nada mais motivacional do que ser orientado por alguém que já foi aluno do PVS ou que tem a mesma origem sócio econômica – disse o coordenador do Pré-vestibular Social da Fundação Cecierj, Juan José Page Chamorro.