Prefeito inaugura a 28ª Clínica da Família

Unidade em Campo Grande é a primeira a contar com o sistema de prontuários eletrônico
 
O prefeito do Rio Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram na manhã de sexta-feira, dia 4/1, a Clínica da Família Rogério Rocco, na comunidade Santa Margarida, em Campo Grande, que beneficiará cerca de 24 mil pessoas da região. Essa é a 28ª unidade da cidade, a 17ª da Zona Oeste e a primeira que terá o sistema de prontuário eletrônico já em funcionamento e com profissionais treinados.
 
Paes conheceu as instalações desta nova unidade de saúde e simulou o atendimento eletrônico com os profissionais da saúde. O prefeito comentou sobre a importância de investir na construção de clínicas da família.
 
– Estamos insistindo muito em Clínica da Família na Zona Oeste, que tinha uma rede de atenção básica absurdamente baixa. Aqui as pessoas cuidam da saúde com dignidade. Hospital é para tratar de doença, aqui é um lugar para evitar que as pessoas fiquem doentes. É com muita qualidade e muita tecnologia. Não tenho dúvida que essa Clinica da Família vai melhorar muito a vida das pessoas. Hoje nós temos um milhão e duzentas mil pessoas atendidas por esse sistema de saúde na cidade.
 
Pelo sistema de prontuário eletrônico, agentes de saúde coletam dos pacientes informações sociais, como principais atividades, condições de moradia, presença de saneamento básico e outros dados que tenham relação com sua saúde. As informações alimentam o prontuário eletrônico propriamente dito, no qual o médico insere dados clínicos e usa a base de dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais eficientes, de acordo com os hábitos e condições de vida do paciente.
 
O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, disse que o prontuário eletrônico é um avanço na área da Saúde.
 
– É um avanço importante que começa aqui nessa clínica, mas vamos expandir para a cidade inteira. Todas as unidades de saúde, esse ano, estarão conectadas em banda larga, com o prontuário eletrônico, permitindo a troca de informações entre as unidades e um melhor acompanhamento dentro da própria unidade.
 
Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a Clínica da Família Rogério Rocco oferecerá serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames laboratoriais, ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças.
 
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A Clínica da Família Rogério Rocco é em homenagem ao ginecologista/obstetra, que atuou por muitos anos na região de Campo Grande.

Fonte: Prefeitura do Rio

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.