Prefeitura apresenta novo equipamento

Papa Mato irá retirr vegetação de sarjetas
 
A Prefeitura do Rio apresentou  o novo equipamento "Papa Mato", que será utilizado pela Comlurb para retirar a vegetação que cresce nas sarjetas e meios fios das ruas, com calçamento do tipo paralelepípedos, bloquetes, pedras, asfalato ou similar. O objetivo da utilização da nova máquina é dinamizar uma das atividades mais difíceis para os garis, que é o trabalho manual de retirada desse mato com enxadas. A máquina fará o mesmo trabalho que antes era desempenhado por, pelo menos, dez garis. A demonstração do novo equipamento foi feita em trechos das ruas Dona Claudina e Cônego Tobias, no Méier, Zona Norte do Rio.
Em toda a cidade, serão utilizadas inicialmente cinco "Papa Matos", sendo três para realizar o trabalho na Zona Oeste e duas para as zonas Norte e Sul e região da Barra da Tijuca. As máquinas são capinadeiras hidráulicas movidas a diesel, dotadas de escova rotativa com cerdas de aço e reservatório de água com capacidade volumétrica mínima de 1,0 metro cúbico. O investimento mensal para a manutenção de cada equipamento é de R$ 13 mil. A operação dos equipamentos será realizada de segunda-feira a sábado, incluindo feriados, garantindo um desempenho mínimo de 4 km por dia.
Ao lado do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, e da presidente da Comlurb, Angela Fonti, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância do "Papa Mato" para a manutenção da cidade:
– Esse é um trabalho de zeladoria e de cuidado com a cidade. O "matinho" que nasce no meio fio é a maior prova de maus tratos e falta de cuidado com a rua em qualquer lugar do Rio, mas, principalmente, do subúrbio e Zona Oeste. Por isso, a Comlurb adquiriu essas máquinas, além de aumentar o número de garis, para que a cidade seja cuidada com carinho. A Prefeitura também começou na semana passada o projeto Asfalto Liso, de fresagem, e só vai parar de agir quando todas as ruas estiverem com asfalto liso e capinadas e a cidade estiver bem conservada – disse o prefeito, informando ainda que a Rio Luz está começando, neste feriado, um trabalho que visa acender 36 mil pontos de luz apagados em toda a cidade.

Fonte: Prefeitura do Rio

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.