Prefeitura do Rio inicia nova etapa de obras do Corredor BRT Transbrasil a partir de 3/6

Fique atento as intervenções
 
 

A Prefeitura do Rio vai implantar, a partir das 5h deste sábado (3/06), nova frente de obras na Avenida Brasil até a passarela 19. A interdição completa o trecho inicial de 6km entre Bonsucesso e o acesso ao Trevo das Missões. A nova etapa ocupará totalmente a pista central sentido Zona Oeste (quatro faixas), no trecho entre as Passarelas 17 e o Trevo das Missões (entre os bairros da Penha e Cordovil). O fechamento será acrescido a já existente, totalizando uma interdição de 6 km de extensão entre a passarela 9 e o Trevo das Missões. Neste trecho atualmente passam, em média, 155 mil veículos por dia em ambos os sentidos.

 

 

 

Terminada essa fase, as próximas etapas estão previstas para daqui a um mês abrangendo o trecho entre o Trevo das Margaridas e o CEASA e entre Guadalupe e Deodoro.

 

Por conta das novas interdições, são esperados reflexos nas rodovias Washington Luiz e Dutra. Durante o pico da manhã a fila da Rodovia Washington Luiz deverá chegar na altura de Gramacho e na Avenida Brasil a fila prevista chegará na altura de Coelho Neto afetando o acesso a partir da Dutra.

 

 

Para minimizar os impactos, no trecho da interdição, a pista central sentido Centro ficará com duas faixas no sentido Oeste durante o período da obra. Essas faixas proporcionarão o aumento de capacidade de escoamento do fluxo, porém caminhões e carretas estão proibidos de utilizá-la.

 

Também será implementada sinalização específica para orientar e alertar os motoristas, assim como oito painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade.

 

 

A operação de trânsito contará com 52 câmeras de monitoramento, sete reboques, já utilizados na operação da Avenida Brasil e das rotas alternativas, e 65 operadores de tráfego, distribuídos ao longo do dia, que estarão no local para atuar na fluidez e na orientação do trânsito, não só nos trechos das obras como também em todo o entorno.

 

O acesso ao Viaduto da Penha e a Rodovia Washington Luiz para os veículos no sentido Deodoro será mantido. Durante o período da obra será construído acesso das faixas invertidas da pista sentido Centro para o Viaduto da Avenida Lobo Junior e outro acesso para o Trevo das Missões. Além disso, a agulha da Avenida Brasil sentido Centro que liga a pista lateral a central na altura de Parada de Lucas será invertida para minimizar os impactos gerados pela obra.

 

 

Foram feitas reuniões com as concessionárias das rodovias Dutra e Washington Luiz e com o mercado São Sebastião mostrando as novas intervenções e solicitando apoio a informação aos usuários da via. Também foram produzidos 20 mil panfletos que serão distribuídos nas praças de pedágio e para o comércio local.

 

Outras interdições: 

Atualmente, os bloqueios das pistas centrais da Avenida Brasil entre a passarela 9 e a passarela 19 são feitos no sentido Oeste das 22h30 às 5h30 e, no sentido Centro, das 22h às 5h. A partir da próxima segunda-feira (5), as duas faixas da pista central sentido Centro funcionarão no sentido Oeste entre 22h30 e meia noite. O horário da interdição sentido Centro não mudará.

 

Principais rotas alternativas:

 

Sentido Centro

 

· Linha Vermelha;

· Avenida Pastor Martin Luther King;

· Rua Leopoldo Bulhões;

 

Sentido Oeste

 

· Linha Vermelha;

· Bonsucesso/Olaria/Penha:

o Democráticos, Uranos, Lobo Júnior

o Leopoldo Bulhões, Teixeira de Castro

 

As rotas próximas às saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:

 

o Av. Dom Helder Câmara

o Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio

· Av. Pastor Martin Luther King Junior

 

 

O limite de velocidade deve ser respeitado, nas faixas com o sentido invertido a velocidade máxima é de 40km/h. Além disso, o uso do transporte público de alta capacidade é a melhor opção para os deslocamentos da população. por conta disso,  Supervia e Metrô terão esquema especial de operação. 

 

 

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