Para facilitar ainda mais o atendimento ao cidadão, a Secretaria Municipal da Casa Civil lança o novo portal da Central 1746 da Prefeitura do Rio. Além de solicitar online, o cidadão terá acesso a todo o tipo de informação necessária para requerer o serviço de forma presencial. O portal disponibilizará qual a documentação necessária, horário de funcionamento de unidades municipais, principais etapas do processo e outras informações para que o contribuinte consiga pedir o serviço desejado.
Outra novidade é a pesquisa de satisfação em que o cidadão poderá avaliar a Prefeitura do Rio em dois momentos. A usabilidade do novo portal será avaliada logo após a abertura do chamado online, enquanto a qualidade do serviço prestado também será classificada pelo usuário depois do fechamento da solicitação.
Avaliação do portal com um clique
Caso o contribuinte não fique satisfeito com o serviço prestado, o prazo da execução ou qualquer outro problema, ele poderá recorrer à Ouvidoria. Este recurso, que é a segunda instância de relacionamento entre o cidadão e a Prefeitura, também está disponível no portal para que o carioca tenha acesso quando desejar.
No novo portal do 1746, o usuário poderá realizar seu cadastro utilizando o número do CPF, nome e e-mail. Esta nova exigência irá proporcionar o acesso ao histórico de solicitações do cidadão, além do envio de notificações por e-mail e SMS sobre o andamento do pedido.
A transparência também está presente
Dados da transparência também estarão disponíveis no novo portal, como o total de solicitações recebidas no ano, serviços mais solicitados, bairros mais demandados, percentual de demandas atendidas, satisfação do cidadão, entre outras informações de monitoramento.
O portal conta ainda com as informações da área de perguntas frequentes, acesso direto aos pedidos da Lei de Acesso à Informação, o acesso às redes sociais e todas as notícias que acontecem e envolvem o sistema 1746.
Outros canais de atendimento ao cidadão
Além do novo portal, o cidadão continua contando com o já conhecido telefone 1746, o atendimento presencial nas 33 Regiões Administrativas distribuídas pela cidade do Rio e o aplicativo 1746, disponível gratuitamente nas lojas Apple Store e Play Store.
É importante destacar que o sistema Central 1746 de Atendimento ao Cidadão criou um novo paradigma na aproximação entre o carioca e todos os órgãos da Prefeitura do Rio. O cidadão conta com o funcionamento do serviço 24 horas, todos os dias da semana.