Prefeitura do Rio monta esquema especial para 18° Parada LGBTI de Madureira

O evento almeja reunir cerca de um milhão de pessoas
 

Com apoio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual a 18° Parada LGBTI de Madureira acontecerá neste domingo (1/7), e irá percorrer as ruas do bairro da Zona Norte com nove trios elétricos. A concentração será às 13h, na Rua Carvalho de Souza.  

 
 
Saúde e prevenção
Das 9h às 13h haverá atividades de ação social da Secretaria Municipal de Saúde, com vacinação contra hepatite B e tétano, distribuição de materiais de prevenção contra as DSTs, tuberculose, AIDS, e de 100 mil preservativos (masculinos e femininos) e lubrificantes.
 
 
 
Limpeza
A Comlurb montou uma operação especial de limpeza. Uma equipe de 90 garis vai garantir a limpeza antes, durante e após o evento, a partir das 7h de domingo seguindo até as 6h de segunda-feira. 
 
Os trabalhos serão realizados com o apoio de dois caminhões compactadores e dois basculantes, duas varredeiras mecânicas, três vaporizadores, que borrifam fragrância de eucalipto para reduzir mau cheiro nas vias, e 12 sopradores, equipamentos extremamente eficientes para varrição e limpeza que correspondem ao trabalho de cinco garis com vassouras, além de um carro-pipa, que lavará as pistas com água de reuso.
 
Serão colocados 100 contêineres de 240 litros no percurso principal para que o público deposite o lixo. Equipes do Programa Lixo Zero estarão em atividade no entorno da área do evento, portanto, é importante que o público deposite o lixo no lugar correto e utilize os banheiros químicos para evitar multas.
 
 
 
Guarda Municipal
A Guarda Municipal do Rio montou operação especial com efetivo de 84 guardas (sendo 41 de trânsito) para o patrulhamento da 18ª Parada do Orgulho LGBTI. A operação terá início no sábado (30/6), com ações preventivas e também com a montagem de bloqueios viários nos acessos ao local. O efetivo realizará ações de ordenamento urbano e de trânsito e também de fiscalização das posturas municipais nas ruas onde acontece o evento e também nas principais vias de acesso.
 
 
 
Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) vai atuar com equipes que estarão no local do evento para orientação de direitos da Comunidade LGBTI e também informando sobre os canais de denúncia sobre desrespeito desses direitos.
 
 
 
Trânsito e interdições
A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias de acesso e entorno do local. Inicialmente a Rua Carvalho de Souza estará interditada parcialmente ao tráfego de veículos, faixa à direita da via, no sábado (30/6), entre 22h e 7h do dia seguinte, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero para acomodação dos trios elétricos. 
 
 
A Rua Carvalho de Souza, a Avenida Ministro Edgar Romero, a Estrada do Portela, a Rua Dagmar da Fonseca, a Travessa Natal, a Travessa Almerinda Freitas, a Rua Maria Freitas e a Rua Américo Brasiliense serão cobertas pela operação e receberão planos semafóricos especiais, no domingo (1/7), de forma a priorizar a fluidez de trânsito, tanto no início como no término do evento. 
 
 
A operação de trânsito contará com 33 controladores da CET-Rio, com viaturas e motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres.
 
 
 
Câmeras de monitoramento
O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área do evento com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo, implantar ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. 
 
 
O COR vai monitorar a região em tempo real, com o apoio de câmeras, de agentes em campo, além de coletar informações de usuários do aplicativo Waze e de GPS dos ônibus. O órgão poderá acionar rapidamente as equipes da Prefeitura para atuar em qualquer ocorrência. Caso haja impactos significativos no tráfego, serão emitidos alertas para que CET-Rio, Guarda Municipal e modais de transporte façam ajustes operacionais nas vias ou nos tempos dos sinais de trânsito.
 
 
 
Estacionamento
Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, portanto não é recomendada a utilização de automóvel particular. A Seop (Secretaria de Ordem Pública) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
 
 
 
Interdições
A partir de 22h de sábado (30/6) até 7h do dia seguinte, a Rua Carvalho de Souza estará interditada parcialmente ao tráfego de veículos, faixa à direita da via, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero.
 
 
A partir de 7h do domingo (1/7) as seguintes vias serão interditadas totalmente: Rua Carvalho de Souza, Avenida Ministro Edgard Romero,Estrada do Portela, Rua Dagmar da Fonseca, Travessa Natal, Travessa Almerinda Freitas, Rua Maria Freitas e Rua Américo Brasiliense.
 
 
 
Alterações na circulação de vias
Rua Carvalho de Souza, trecho compreendido entre a Rua Francisco Batista até a Avenida Edgard Romero;
Avenida Ministro Edgard Romero, trecho compreendido entre a Rua Carolina Machado até a Estrada do Portela;
Estrada do Portela, trecho compreendido entre a Avenida Edgard Romero até a Rua Firmino Fragoso;
Rua Dagmar da Fonseca, trecho compreendido entre a Avenida Edgard Romero até a Estrada do Portela;
Travessa Natal, trecho compreendido entre a Rua Carvalho de Souza até a Rua Carolina Machado;
Travessa Almerinda Freitas, trecho compreendido entre a Rua Carvalho de Souza até a Rua Carolina Machado;
Rua Maria Freitas, trecho compreendido entre a Rua Carvalho de Souza até a Rua Carolina Machado;
Rua Américo Brasiliense (será interditada apenas quando o deslocamento da parada atingir a Estrada do Portela, altura da Rua Américo Brasiliense).
 
 
Alteração de sentido de direção
A Rua Carolina Machado, trecho compreendido entre a Rua Firmino Fragoso e a Rua Francisco Batista, funcionará em regime de mão dupla de direção.
 
 
 
Proibição de estacionamento
Rua Américo Brasiliense em ambos os lados;
Avenida Ministro Edgard Romero em ambos os lados;
Rua Dagmar da Fonseca;
Rua Manuel Marquês, lado ímpar da via.
 
 
 
Trajeto
Veículos procedentes da Rua Carvalho de Souza com destino à Estrada do Portela seguirão pela Rua Francisco Batista, Rua Carolina Machado (regime de duplo sentido), Rua Américo Brasiliense e Estrada do Portela;
 
 
Obs.: quando o deslocamento da parada atingir a Estrada do Portela, altura da Rua Américo Brasiliense, esta será interditada, então os veículos procedentes da Rua Carvalho de Souza com destino à Estrada do Portela seguirão pela Rua Carolina Machado (regime de duplo sentido), Rua Sérgio de Oliveira e Estrada do Portela.
 
 
 
Bloqueios
Rua Carvalho de Souza X Rua Francisco Batista
Rua Carvalho de Souza X Rua João Pereira
Rua Carvalho de Souza X Travessa Natal
Rua Carvalho de Souza X Travessa Almerinda de Freitas
Rua Carvalho de Souza X Rua Maria de Freitas
Rua Carolina Machado X Travessa Almerinda de Freitas
Rua Carolina Machado X Rua Maria de Freitas
Rua Carolina Machado X Rua Américo Brasiliense
Avenida Ministro Edgar Romero X Rua Carolina Machado
Avenida Ministro Edgar Romero X Estrada do Portela
Estrada do Portela X Rua Américo Brasiliense
Avenida Ministro Edgar Romero x Rua Dagmar da Fonseca
Rua Dagmar da Fonseca x Estrada do Portela
 
*Quando o deslocamento da parada atingir a Estrada do Portela x Rua Américo Brasiliense:
 
Rua Américo Brasiliense x Estrada do Portela
Rua Américo Brasiliense x Rua Carolina Machado
Estrada do Portela x Rua Firmino Fragoso
 
A operação de trânsito contará com 12 pontos de bloqueio / controle para orientação e manutenção da fluidez do trânsito, que consiste em ordenação dos cruzamentos, orientação dos desvios e realização de bloqueios necessários. 
 
 
 
Como Chegar
– Utilizar transporte público (preferencialmente o trem e o BRT – terminal Paulo da Portela ou Madureira); 
 
 
 
 
Recomendações
– Para sua segurança, os pedestres somente devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados.
 
– É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.
 
– Não haverá estacionamento para veículos no entorno do evento.
 
 
 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.