Prefeitura, GIF e Estado realizam Ação Comunitária na Praça Seca, em Jacarepaguá, RJ

O evento é uma iniciativa do Gabinete de Intervenção Federal e do Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada
 

A Prefeitura do Rio estará presente na Ação Comunitária na Vila Olímpica da Praça Seca, em Jacarepaguá, que será realizada no próximo sábado (9/6), das 8h às 17h, com diversos serviços e programas gratuitos. Haverá vacinação contra a gripe, emissão de documentos, inscrições no Cadastro Único e no Pronatec, exposição de empreendedores, corte de cabelo, orientação e prevenção de riscos e desastres, apresentação da banda da Guarda Municipal, assistência odontológica, agendamento de castração de animais, recebimento de denúncias via Conselho Tutelar, Direito do Idoso, entre outras atividades. A programação é voltada para o público em geral, para pessoas de todas as idades. 

 

 

O evento é uma iniciativa do Gabinete de Intervenção Federal e do Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada. O objetivo é oferecer uma série de serviços à população das áreas beneficiadas pelas medidas emergenciais e estruturantes implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado de Rio de Janeiro. Confira os detalhes da programação de cada órgão municipal:

 
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde irá oferecer os serviços de vacinação contra a gripe (para o público-alvo da campanha), assistência odontológica, sessões de práticas integrativas, atividades prevenção e combate às arboviroses e ações educativas para informar e orientar sobre o combate ao tabagismo. Ao longo do dia, a população irá receber orientações sobre o programa social Bolsa Família.
 
O público-alvo da campanha contra a gripe são os idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada em atividade. Por fazerem um esquema vacinal diferenciado, as crianças de seis meses a 4 anos são vacinadas apenas nas unidades de saúde, para melhor controle e orientação aos pais.
 
Assistência Social e Direitos Humanos
A SMASDH vai oferecer os seguintes serviços: inscrição no Cadastro Único, no Pronatec e impressão da Identidade Jovem, programa que permite aos jovens ter descontos em espetáculos culturais; inscrição de jovens para acesso aos serviços de convivência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de  Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); divulgação dos canais de denúncia sobre violação dos direitos humanos; exposição de empreendedores; corte de cabelo, trança e unhas; informações sobre os projetos da Secretaria; e distribuição de folhetos sobre utilização das Casas de Convivência e serviços para idosos.
 
Cultura
Distribuição de livros e contação de histórias.
 
Casa Civil
Fará emissão de CPF (Cadastro de Pessoa Física) – primeira e segunda vias -, além de alteração de cadastro.
 
Defesa Civil e Guarda Municipal
A Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (SEOP), vai participar da ação com duas tendas informativas sobre noções de prevenção de riscos e desastres, demonstração de equipamentos utilizados pelos técnicos nas vistorias, mapa de vulnerabilidades da região e panfletagem. Já a Guarda Municipal será representada pela sua banda, que levará ao público um repertório com sucessos da música popular brasileira, além de hits internacionais.
 
Comlurb
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana estará presente com um posto de coleta seletiva, em que a população poderá descartar jornais, revistas, papelão, embalagens PET, copos de plástico, alumínio, ferro, fios, latas de bebidas, embalagens de leite em pó e conservas e copos, garrafas e recipientes em geral de vidro. O objetivo é conscientizar os moradores, empregando ações que beneficiam o meio ambiente e que sirvam de transformação social para as cooperativas de catadores. Uma equipe vai fazer o controle de vetores, inspecionando bueiros e imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combater roedores. No entorno da praça da localidade, a Comlurb atuará com os serviços de varrição, poda, remoção de resíduos, limpeza de ralo e roçada. Além disso, o grupo Chegando de Surpresa e o gari Renato Sorriso estarão presentes cantando músicas de conscientização, alertando os moradores a fazer o descarte correto do lixo.
 
Subsecretaria da Pessoa com Deficiência
Orientações sobre concessão de passe livre, dicas de empregabilidade e outros direitos destinados às pessoas com deficiência.
 
Subsecretaria de Vigilância Sanitária
Vacinação de até mil animais contra a raiva.
 
Subsecretaria de Bem Estar Animal
Fará agendamento de castração na região.
 
Conselho Tutelar
Orientação e recebimento de denúncias.

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.