Início Plantão Rio Prefeitura inaugura mais uma Clínica da Família

Prefeitura inaugura mais uma Clínica da Família

Nesta terça-feira, (01/02), o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram a Clínica da Família Samuel da Penha Valle, em Vila Paciência, uma das regiões mais carentes da Zona Oeste. A unidade é a sétima do bairro de Santa Cruz, e a 27ª na cidade, e vai beneficiar cerca de 12 mil pessoas.
A nova clínica conta com três equipes do Programa de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal que vão atender à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. Voltada para a atenção básica à saúde, a unidade é a 16ª da Zona Oeste e a 12ª da Área de Planejamento 5.3 (que reúne os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba), onde 89% dos 390 mil moradores dependem exclusivamente da rede pública de saúde.
Na inauguração o prefeito descreveu a importância desta nova unidade de saúde para os moradores daquela região. “Essa é mais uma clínica da família que faz parte dessa revolução na saúde que está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro. Essa unidade é diferente daquelas que a população estava acostumada porque ela é voltada para a prevenção e para evitar que as pessoas fiquem doentes. Aqui, neste local, serão resolvidos 90% dos problemas de saúde do dia a dia, como dor de garganta e virose”, declarou Eduardo Paes, ressaltando que o Programa de Saúde da Família já atende a mais de 1,2 milhão de pessoas na cidade.
O local contará com seis consultórios, ultrassonografia, raios-x, observação clínica com três leitos e salas de procedimentos, curativos, imunização, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, almoxarifado e farmácia. Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças.
De acordo com o secretário de Saúde, Hans Dohmann, além do atendimento das equipes do Programa de Saúde da Família, a população também contará com os serviços dos agentes de vigilância em saúde.  “Além da visitação dos agentes comunitários de saúde fazendo os atendimentos necessários e as visitas a domicílios, a população poderá contar também com os agentes de vigilância em saúde que darão orientações sobre a dengue e utlizarão os fumacês portáteis no combate ao mosquito.
Além dos procedimentos e serviços diversos, a clínica da família é equipada com uma estrutura completa e busca seguir os mais modernos preceitos ecológicos, amenizando os impactos ao meio ambiente. Ela se difere por possuir um sistema que permite e reutilização da água da chuva e um jardim central com um sistema de ventilação que mantém o
local totalmente arejado. Totalmente construída em um sistema modular, com módulos que já chegam prontos para serem montados, a construção da clínica evitou acúmulo de lixo e entulho em canteiros de obras, além do baixo índice de desperdício.
O endereço da Clínica da Família Samuel da Penha Valle é Avenida Cesário de Melo, esquina com a Rua Pistóia, em Santa Cruz.

Fonte: Graça Paes c/ fontes Prefeitura