Prefeitura informatiza comunicados de RGI

Atualização de dados no IPTU
 

A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) lança a partir de setembro um moderno sistema de Comunicado de Registro de Imóveis. O Módulo Comunicado de Registro de Imóveis (MCRI) agilizará a atualização de dados de nome de proprietário e endereço de entrega do carnê de IPTU além de reduzir possíveis erros de digitação, atrasos e extravios dos documentos. Todo o processo será informatizado e o novo proprietário informará via formulário disponibilizado online os dados para alteração no carnê do imposto. A implantação do sistema será concluída nos 11 cartórios de Registro de Imóveis da cidade até o final do outubro. 

A iniciativa pretende reduzir também uma das maiores fontes de reclamação na Ouvidoria da Fazenda com 11,45% dos atendimentos registrados em janeiro de 2010: erros ou atrasos na alteração de proprietário do carnê de IPTU que até então eram feitas a partir de um formulário em papel preenchido pelo comprador do imóvel. Dados ilegíveis ou inconsistência nessas informações feitas manualmente geravam reclamações pelo não recebimento do carnê e informações não alteradas mesmo após solicitação.  

Para utilizar o sistema o novo proprietário deverá preencher o Formulário de Comunicação de Alteração de Titularidade no portal da Prefeitura (link para: xxx) que gerará um número de protocolo. Com o número em mãos bastará se dirigir ao cartório de registro de imóveis com a escritura definitiva e validar o documento. Após validação do protocolo, a SMF será informada pelo cartório e a atualização dos carnês acontecerá automaticamente sem interferência humana na digitação. 

                                            

Fonte: Secretaria Municipal de Fazenda

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