Prefeitura reinaugura Teatro Ziembiski com peça de Fernanda Torres

O teatro contará com um curador musical para a seleção das atrações musicais
 

 

 

A Prefeitura do RIo reinaugurou nesta quarta-feira à noite (17/02) o Teatro Ziembiski — fundado em 1988 pelo ator Walmor Chagas — na Rua Heitor Beltrão, perto da estação de metrô São Francisco Xavier, na Tijuca.  Após seis meses de ampla reforma estrutural, o espaço reabriu com o monólogo ‘A Casa dos Budas Ditosos’, interpretado pela atriz Fernanda Torres, que voltará ao palco no dia 25 em sessão aberta ao público.  Em 40 dias, este é o segundo equipamento cultural do gênero — em janeiro, a prefeitura entregou o Teatro Serrador — reformado e incorporado à rede municipal com acessibilidade e mais conforto para o público e os atores. 

 

— Esse lugar é um farol de ressonância cultural não só para a Tijuca, mas para toda a cidade. É mais conforto e mais segurança para o público e os atores. Ainda este ano, vamos reabrir as lonas culturais de Bangu e Realengo totalmente reformadas e o Museu da Cidade — disse o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, que descerrou a placa de inaugração junto com Fernanda Torres e a filha de Walmor Chagas, a cantora Clara Becker.

 

A reforma incluiu a climatização do teatro, a substituição de poltronas, pisos e cortinas, a reestruturação dos camarins e a renovação da caixa cênica e da identidade visual. Com capacidade para 104 espectadores, o espaço teve a infraestrutura completamente renovada com a impermeabilização do telhado para evitar infiltrações e a modernização da parte elétrica.

 

 

— Estou muito feliz porque cresci na Tijuca, terra do meu pai, da minha avó, dos meus primos. Agradeço pela reabertura do Ziembiski, um teatro de rua construído por um ator maravailhoso como o Walmor Chagas. A tendência é que os teatros de rua sejam fechados, por isso é tão importante essa iniciativa da prefeitura. Os instalados em shoppings não têm rudimento nem fosso, como esse aqui — destacou a atriz Fernanda Torres.

 

O monólogo ‘A Casa dos Budas Ditosos’ é baseado no livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro e revela as peripécias sexuais de uma baiana de 68 anos, envolvida pela luxúria, um dos pecados capitais. Encenada há 13 anos pela atriz Fernanda Torres, sob a direção de Domingos de Oliveira, a comédia abriu a nova temporada do Ziembiski, espaço que homenageia o polonês Zbigniew Ziembiski, que revolucionou as artes cênicas.

 

— Meu pai vendeu quatro apartamentos para construir esse teatro. Ele queria um lugar que privilegiasse a arte do ator. Para ele, esse lugar era um templo do seu ofício. Estou muito feliz com a reabertura desse lugar — disse Clara Becker, filha de Walmor Chagas, que recebeu uma placa em homenagem à memória do seu pai.

 


As obras do Teatro Ziembiski integram o programa de requalificação dos equipamentos culturais municipais — o Recultura. Estão em andamento a reforma das lonas de Bangu e Realengo e do Museu Histórico da Cidade, na Gávea, além da biblioteca da Tijuca, e do Centro da Música Carioca, na Tijuca, e do Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá, em Jacarepaguá.

 

 

O Recultura já reformou o Teatro Serrador, renovou o sistema de ar-condicionado do Teatro Municipal Carlos Gomes e a identidade visual do Calouste que passa a se chamar Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.

 

 

Novo gestor

Como forma de dar oportunidade para companhias cariocas e qualificar gestores, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a gestão da maioria dos teatros da rede municipal de forma compartilhada. Em janeiro, foi divulgado o resultado da concorrência pública que selecionou os novos residentes artísticos de quatro teatros, entre eles o Ziembinski, que, a partir de março, terá como residente o grupo Opsis. A primeira peça em cartaz na gestão da Opsis será Cartas de Rodez, da premiada Amok Cia. À frente da Opsis estão os atores Monique Carvalho e Robson Sanchez, que serão os responsáveis pela programação do Ziembinski ao longo de dois anos. 

 

 

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.