Prêmio ANA para jornalistas

Premiação para matérias sobre meio ambiente
 

Prêmio ANA reconhece trabalhos jornalísticos relacionados a água e sustentabilidade

 

“Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável” é o tema da terceira edição da premiação, que reconhece trabalhos jornalísticos de todos os tipos de mídia

 

Até 31 de maio, os jornalistas do Brasil poderão se inscrever gratuitamente para o Prêmio ANA 2010. Na categoria Imprensa, podem concorrer trabalhos jornalísticos que tratem de água e sustentabilidade em veículos de comunicação impressos, TV, rádio e sítios jornalísticos. A única exigência é que os materiais tenham sido veiculados a partir de 17 de dezembro de 2008. As inscrições devem ser enviadas por correio conforme o regulamento, contendo o material jornalístico impresso ou gravado em CD ou DVD, além da ficha de inscrição e do formulário de inscrição para a categoria Imprensa devidamente preenchidos. 

No segundo Prêmio ANA, em 2008, a categoria Imprensa estreou na premiação, que contou com 93 trabalhos jornalísticos sobre o tema “Conservação e Uso Racional da Água”. Entre os finalistas ficaram o jornal O Povo (CE), a Rádio Eldorado (SP) e a revista Horizonte Geográfico (SP). Os cearenses acabaram vencendo com três cadernos especiais: a Trilogia Mares, Desertos e Chuvas do Sertão. 

Sobre o Prêmio 

Como o tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”, o Prêmio ANA 2010 reconhece iniciativas que estimulem o combate à poluição e ao desperdício e apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Para que vários públicos possam participar da premiação, há sete categorias em disputa: Governo, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Organismos de Bacia, Ensino, Imprensa. 

O Prêmio ANA 2010, que é concedido a cada dois anos, terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da ANA presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; aderência social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental. 

Sendo assim, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das sete categorias, que serão conhecidas em solenidade de premiação marcada para 1º de dezembro de 2010 em local a ser definido. Os sete vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso.

Inscrições
Até 31 de maio, os interessados em participar da premiação poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2010 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 222, Brasília-DF, CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação. 

Cronograma 

Inscrições: até 31 de maio de 2010;

Prazo de julgamento: de 2 de agosto a 10 de setembro e de 4 a 8 de outubro de 2010;

Comunicação aos finalistas: de 25 a 29 de outubro de 2010;

 Cerimônia de premiação: 1º de dezembro de 2010.

 

Informações

Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio, envie e-mail para raylton.batista@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5495.

Fonte: ANA

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.