Início Plantão Brasil Prêmio Congresso em Foco

Prêmio Congresso em Foco

A primeira etapa da edição 2010 do Prêmio Congresso em Foco já começou. Nesta quarta-feira (1/9) e quinta-feira (2/9), acontecerá a votação entre os jornalistas que acompanham as atividades do Congresso Nacional. Nesta primeira fase, os jornalistas indicarão os deputados e senadores que, na sua avaliação, melhor desempenharam suas atividades este ano, com vistas aos interesses da sociedade. A partir da próxima segunda-feira (6), os internautas poderão votar na lista que resultar dessa primeira votação, escolhendo, então, o melhor deputado e o melhor senador de 2010.

Cada jornalista poderá escolher até 10 deputados federais e até cinco senadores. Também indicarão o que consideram ter sido a melhor iniciativa parlamentar do ano (um projeto aprovado, alguma decisão tomada, etc). Estão aptos para votar todos os jornalistas credenciados pelo Congresso Nacional e todos os jornalistas de Brasília que, por força de sua função, produzem, editam, analisam ou acompanham rotineiramente material relacionado com as atividades do Congresso Nacional, tais como: repórteres, produtores, redatores, coordenadores e editores de política; diretores, secretários e chefes de redação; editores executivos dos jornais locais; pauteiros e chefes de reportagem que atuem na área de política; colunistas políticos; âncoras, comentaristas políticos e apresentadores de rádio e TV; e diretores de sucursais.

Não serão permitidos os votos de jornalistas que exerçam cargo de assessor de deputado federal ou senador, de bancadas partidárias ou de partidos com representantes no Congresso. O processo de votação será acompanhado e fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, um dos parceiros do Prêmio Congresso em Foco. Os votos serão colhidos por meio de urna itinerante, que estará primeiro nos comitês de imprensa da Câmara e do Senado e depois passará pelas principais redações de Brasília.

O resultado dessa primeira fase de votação – ou seja, a lista completa dos deputados e senadores indicados pelos jornalistas – será divulgado pelo Congresso em Foco no sábado (4). E a ferramenta para a votação dos internautas estará disponível a partir de segunda-feira (6). Cada internauta poderá votar em até dez deputados federais e cinco senadores.

Este ano, não será possível o acompanhamento on-line da votação. O Congresso em Foco divulgará os resultados parciais a partir de boletins periódios que serão publicados no site. É que, antes de divulgados, os votos serão auditados para eliminar possíveis fraudes. A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), parceira do Prêmio Congresso em Foco, é que fará a vistoria do processo de votação. Os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas poderão fazer campanha via internet, pedir votos, utilizar mailings ou enviar boletins eletrônicos com o propósito de conseguir apoio dos internautas. Só não podem usar robôs ou qualquer outro meio ilegítimo de captação de votos. No dia 1º de novembro 2010, o site divulgará os resultados da votação dos internautas e a colocação final dos parlamentares a serem premiados.

Todos os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas receberão prêmios, na cerimônia que será realizada em 22 de novembro de 2010, em Brasília. Para os três deputados e três senadores mais votados pelos internautas será entregue um troféu e um diploma. Os que se classificarem entre o quarto e o décimo lugar, na Câmara e no Senado, ganharão uma placa e um diploma. Todos os demais receberão diploma.

 

Fonte: Congresso em Foco