Prêmio Responsabilidade Social Carlos Fernando de Carvalho 2007

A cerimônia de entrega do Troféu Responsabilidade Social realizado no dia 31 de Maio, quinta-feira, no auditório do Barra Shopping foi um sucesso. Das ONGS contempladas da região AP-4 foram: Obra Social Dona Meca, Alto Astral, Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia, Ação Solidários Amigos de Betânia e Organização Surfe do Brasil.

Entre as mídias contempladas estavam: Globo Comunidade, Ressoar, Responsa Habilidade, Jb Ecológico e Razão Social.

Conheça os vencedores:

1 –  Obra Social Dona Meca
Perfil: O trabalho da Obra Social Dona Meca, OSDM, teve início na primeira metade da década de 1990 quando o então chamado Grupo Dona Meca, formado por pequeno núcleo de profissionais da área de saúde, prestava atendimentos voluntários e gratuitos a crianças portadoras de necessidades especiais da região de Jacarepaguá. Com o passar dos anos, aquele singelo trabalho cresceu muito, de tal maneira que em 2001 a entidade foi constituída legalmente e foi inaugurada sua sede, dotada de diversas salas de atendimento terapêutico multidisciplinar e ampla infra-estrutura, especialmente adaptada ao uso do seu público-alvo. Na seqüência, com apoio do BNDES, e após quase dois anos de obras, em 2005, foi inaugurada a expansão da OSDM, que lhe confere atualmente instalações com mais de 1.000 m² de área construída.
A instituição atende gratuitamente, todas as semanas, 206 crianças portadoras dos mais diversos tipos de deficiências, sejam estas físicas ou mentais, em diversos graus de intensidade, oriundas de famílias de baixa renda. A OSDM oferece uma ampla gama de tratamentos para as crianças atendidas, tais como: Clínica Médica; Fisioterapia; Fisioterapia Respiratória; Psicologia; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Hidroterapia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; e Odontologia. Além destas, são também oferecidas atividades complementares nas áreas de educação e cultura, para crianças e responsáveis, como: Apoio em Aprendizagem; Natação; Informática; Música e Dança; Capoeira; Festas, Comemorações e Passeios; Fisioterapia, Shiatsu e Acupuntura; e Educação de Jovens e Adultos.

2 –  Associação de Apoio a Mulher Portadora de Neoplasia
Perfil: A associação oferece estadia,transporte e alimentação a mulheres de baixa renda que morem distantes dos hospitais onde fazem tratamento de câncer. A instituição tem parceria com o INCA,HEMO-RIO,HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA (FUNDÃO). O serviço social destes hospitais faz a triagem das pacientes e as encaminham para a associação.

3 –   ONG Alto Astral
Perfil: O Ecomóvel é a carreta escola, idealizada pela ONG Alto Astral, que percorre cidades, parando em escolas e praças públicas, e possibilita a estudantes e ao público em geral uma reeducação ambiental, através da divulgação das diversas pragas, doenças e sua prevenção. O Ecomóvel permite que seus visitantes tenham maiores informações sobre o tema, com exposições, vídeos e informativos. Para melhor ilustrar as informações passadas aos visitantes, o Ecomóvel, conta com uma exposição permanente com insetos, aracnídeos, roedores e animais peçonhentos, informa as doenças transmitidas por estes e divulga como se prevenir, como proteger o meio ambiente, e dicas sobre coleta seletiva. Divulga a atual situação do nosso ecossistema, estabelecendo um trabalho de campanhas de conscientização da população sobre o vírus da dengue, malária e outras doenças que podem ser prevenidas.

4 –  Associação Solidários Amigos de Betânia (ASAB)
Perfil:  A ASAB, instituição filantrópica, sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal fundada no Rio de Janeiro, em 03 de dezembro de 1999, pela religiosa Ir. Maria Elci Zerma, junto ao Grupo da Pastoral Missionária do Santuário São Camilo de Lellis tendo como finalidade promover sob todas as formas a dignidade do ser humano, privilegiando adultos, homens e mulheres em situação de rua, vítimas da dependência do álcool e de outras drogas,da exclusão social, por meio da educação, assitência social, ressocialização, cultura e beneficência. Prioriza acolhida e recuperação nas áreas biopsíquica, social e espiritual com metas na inclusão na família e sociedade

5 – ORGANIZAÇÃO SURFE DO BRASIL
Responsável legal:  Henry Lelot. Endereço: Rua Almirante Heleno Nunes, 203
Perfil: Fundada em 2002, a entidade faz a inclusão social através da formação de novos talentos para o esporte nas competições, tranformando os jovens em exemplos de cidadania e ídolos para suas comunidades. Também atua na capacitação de novos artesãos para ingressarem no mercado de trabalho no segmento de confecção, consertos e comercialização de pranchas de surfe. O trabalho desenvolvido por nossa entidade tem sido uma referência de sucesso nas comunidades, visto que o projeto conta com mais de 300 nomes em sua lista de espera, aguardando seleção

Homenagens:
A AIB também prestou uma homenagem ao Instituto Rio com o Diploma de
Responsabilidade Social. Além dos ambientalistas Mario Moscateli e Donato Velloso.

0 comentários