Início Plantão Brasil Prevenção da gravidez na adolescência

Prevenção da gravidez na adolescência

No próximo dia 28 de setembro (terça-feira), às 10h, o escritor e sexólogo Marcos Ribeiro e a cineasta Sandra Werneck ministrarão palestra gratuita na Escola Municipal Rivadávia Correa (Avenida Presidente Vargas, 1314 – Centro), que contará com a participação do ator David Lucas, atualmente no elenco da novela Ti-ti-ti, veiculada pela TV Globo. A iniciativa é promovida pela campanha “Sua Vida Sua Responsabilidade” – ação de conscientização em prol do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 (26 de setembro), que acontece pelo quarto ano consecutivo. Na ocasião, os estudantes receberão orientações sobre a importância da prevenção da gravidez não planejada e contágio de doenças sexualmente transmissíveis, além de conhecer as diferentes opções de métodos contraceptivos. “Os jovens que participam de ações educativas são incentivados a trocar experiências sobre sexualidade, tornando-se multiplicadores de informações confiáveis e ainda, mais conscientes sobre o uso adequado de métodos contraceptivos” afirma Marcos Ribeiro. 

Gravidez na Adolescência

A Organização Mundial da Saúde estima que, anualmente, cerca de 15 milhões de adolescentes ficam grávidas, o que torna a gravidez precoce um fenômeno com parâmetros globais. A responsabilidade de gerar e criar um filho diminui as perspectivas de um futuro promissor, especialmente quando não há respaldo familiar. O início precoce da relação sexual também aumenta a possibilidade de gravidez não planejada ou os riscos de contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Uma pesquisa coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) em parceria com a Bayer Schering Pharma, com 1.889 mulheres, aponta que 33% tiveram sua primeira relação sexual antes dos 16 anos, sendo que 28% das entrevistadas já fizeram sexo casual, com relação íntima no primeiro encontro. Os dados sobre uso de métodos contraceptivos revelam ainda um índice alarmante: 67% das mulheres não pedem para o parceiro usar preservativos em todas as relações sexuais, demonstrando a fragilidade na preocupação com o contágio de DSTs.

Levantamento do Ministério da Saúde demonstra queda no número de partos na adolescência durante os últimos cinco anos. A maior queda ocorreu no ano passado, quando foram realizados 444.056 partos em todo o País – 8,9% a menos que em 2008. Ao longo da década, a redução total foi de 34,6%.

Estimativa de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11137

 

 

Campanha global para adolescentes

O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 acontece pelo quarto ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. A campanha será promovida no Brasil entre os dias 22 e 28 de setembro, quando adolescentes de diversas cidades participarão de palestras e ações educativas com o objetivo de receber orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva, além de conhecer as suas responsabilidades para a prevenção da gravidez não planejada.

Patrocinada mundialmente pela Bayer Schering Pharma, a campanha é realizada pela agência global de saúde reprodutiva e sexual, Marie Stopes International (MSI), Organização Pan-Americana da Saúde e da Educação (PAHEF), Federação Internacional de Paternidade Planejada (IPPF), o Population Council, a Sociedade Europeia de Contracepção (ESC), Federação Internacional de Ginecologia Infantil e Juvenil (FIGIJ), o Conselho sobre Contracepção Ásia/Pacífico (APCOC), o Centro Latino-Americano de Saúde e Mulher (CELSAM) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e do Canal Futura. Também participam das ações a cineasta Sandra Werneck, diretora do longa-metragem “Sonhos Roubados” – que aborda o impacto da exclusão social na vida de crianças e adolescentes, com foco na questão da sexualidade – e do escritor e sexólogo Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES).  Mais informações nos sites www.vivasuavida.com.br, www.your-life.com, www.celsam.org e www.programa-ato.com.br.

 

Serviço

Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência – Ação no Rio de Janeiro – 28 de setembro

 

ü  Palestra com o autor Marcos Ribeiro e a cineasta Sandra Werneck e exibição de trechos do filme “Sonhos Roubados”. Participação do ator David Lucas – 10h

Escola Municipal Rivadávia Correa (Av. Presidente Vargas, 1314 – Centro)

 

Informações à imprensa

Burson-Marsteller

Fonte: Cuidados na adolescência