Prevenção da Gravidez na Adolescência

26 de setembro - Dia Mundial
 

No próximo dia 23 de setembro (quinta-feira), jovens vestidos com a camiseta da campanha “Sua Vida Sua Responsabilidade” – ação de conscientização em prol do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 (26 de setembro) – percorrerão o bairro de Botafogo para distribuir material informativo. A ação, que acontece pelo quarto ano consecutivo, visa estimular a conscientização dos adolescentes para a importância da prevenção da gravidez não planejada e aumentar o conhecimento sobre métodos contraceptivos. Com bandeiras e balões, o grupo passará em frente a colégios, praias, shopping center e outros estabelecimentos comerciais, das 7h30 às 14h. 

Para fechar a ação do dia, às 14 horas, haverá uma concentração de todos os jovens envolvidos na campanha na Rua São Clemente, no bairro de Botafogo, que seguirão com cerca de 500 balões para soltá-los no Posto 9, em Ipanema. 

No dia 28 de setembro, às 10h, o escritor e sexólogo Marcos Ribeiro e a cineasta Sandra Werneck ministrarão palestra gratuita na Escola Municipal Ridávia Corrêa (Avenida Presidente Vargas, 1314 – Centro), que contará com a participação do ator David Lucas, atualmente no elenco da novela Ti-ti-ti, veiculada pela TV Globo. 

Gravidez na Adolescência

A Organização Mundial da Saúde estima que, anualmente, cerca de 15 milhões de adolescentes ficam grávidas, o que torna a gravidez precoce um fenômeno com parâmetros globais. A responsabilidade de gerar e criar um filho diminui as perspectivas de um futuro promissor, especialmente quando não há respaldo familiar. O início precoce da relação sexual também aumenta a possibilidade de gravidez não planejada ou os riscos de contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Uma pesquisa coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) em parceria com a Bayer Schering Pharma, com 1.889 mulheres, aponta que 33% tiveram sua primeira relação sexual antes dos 16 anos, sendo que 28% das entrevistadas já fizeram sexo casual, com relação íntima no primeiro encontro. Os dados sobre uso de métodos contraceptivos revelam ainda um índice alarmante: 67% das mulheres não pedem para o parceiro usar preservativos em todas as relações sexuais, demonstrando a fragilidade na preocupação com o contágio de DSTs.

Levantamento do Ministério da Saúde demonstra queda no número de partos na adolescência durante os últimos cinco anos. A maior queda ocorreu no ano passado, quando foram realizados 444.056 partos em todo o País – 8,9% a menos que em 2008. Ao longo da década, a redução total foi de 34,6%.

 Ano
 Número de partos¹
 
2009
 444.056
 
2008
 487.173
 
2007
 527.341
 
2006
 545.912
 
2005
 572.541
 

¹ Estimativa de procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11137

Campanha global para adolescentes

O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 acontece pelo quarto ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. A campanha será promovida no Brasil entre os dias 22 e 28 de setembro, quando adolescentes de diversas cidades participarão de palestras e ações educativas com o objetivo de receber orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva, além de conhecer as suas responsabilidades para a prevenção da gravidez não planejada.

Patrocinada mundialmente pela Bayer Schering Pharma, a campanha é realizada pela agência global de saúde reprodutiva e sexual, Marie Stopes International (MSI), Organização Pan-Americana da Saúde e da Educação (PAHEF), Federação Internacional de Paternidade Planejada (IPPF), o Population Council, a Sociedade Europeia de Contracepção (ESC), Federação Internacional de Ginecologia Infantil e Juvenil (FIGIJ), o Conselho sobre Contracepção Ásia/Pacífico (APCOC), o Centro Latino-Americano de Saúde e Mulher (CELSAM) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e do Canal Futura. Também participam das ações a cineasta Sandra Werneck, diretora do longa-metragem “Sonhos Roubados” – que aborda o impacto da exclusão social na vida de crianças e adolescentes, com foco na questão da sexualidade – e do escritor e sexólogo Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES).  Mais informações nos sites www.vivasuavida.com.br, www.your-life.com, www.celsam.org e www.programa-ato.com.br.

Serviço

Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência – Ação no Rio de Janeiro  – 23 de setembro

Distribuição de materiais informativos em Botafogo – 7h30 as 14h 

Revoada de 500 balões – Posto 9 – Ipanema – 14h 

Palestra com o autor Marcos Ribeiro e a cineasta Sandra Werneck – exibição de trechos do filme “Sonhos Roubados”. Participação do ator David Lucas – 10h

Escola Municipal Ridávia Corrêa (Av. Presidente Vargas, 1314 – Centro) 

 

 

 

Fonte: Burson-Marsteller

0 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.